Foi divulgado nesta quinta-feira (14) o calendário do Concurso Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos Concursos”. As inscrições serão abertas no dia 19 de janeiro de 2024 e a aplicação das provas acontece em maio. O valor da inscrição ainda não foi divulgado.
Veja cronograma completo:
10/01 – publicação do edital
19/01 a 09/02 – inscrições
29/02 – divulgação dos dados finais de inscrições
29/04 – divulgação dos cartões de confirmação
05/05 – aplicação das provas
03/06 – divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e de redação
30/07 – divulgação final dos resultados
05/08 – início da convocação para posse e cursos de formação
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Adiamento das provas e mudança na data do edital
Inicialmente, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que o exame seria entre fevereiro e março de 2024 e o edital seria divulgado em 20 de dezembro. A alteração foi definida após negociação com a Fundação Cesgranrio, que será a responsável pela realização do concurso.
Novas cidades com aplicação do exame
O ministério também informou que houve a inclusão de novas cidades como locais de exame. Antes eram 180, agora serão 217.
Confira quais são as 37 novas cidades com aplicação de prova:
Ananindeua (PA), Aparecida de Goiânia (GO), Várzea Grande (MT), Camaçari (BA), Lauro de Freitas (BA), Caucaia (CE), Maracanau (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Olinda (PE), Parnamirim (RN), São José dos Pinhais (PR), Farroupilha (RS), São José (SC), Serra Velha (ES), Vila Velha (ES), Betim (MG), Contagem (MG), Belford Roxo (RJ), Duque de Caxias (RJ), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), São Gonçalo (RJ), São João de Meriti (RJ), Caçapava (SP), Guarulhos (SP). Hortolândia (SP), Jacareí (SP), Mauá (SP), Mogi das Cruzes (SP). Osasco (SP), Paulínia (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Caetano do Sul (SP), Taboão da Serra (SP), Valinhos (SP) e Vinhedo (SP)
O que é o “Enem dos Concursos”?
Segundo o Governo federal, a ideia do Concurso Nacional Unificado é “ampliar e democratizar o acesso aos cargos públicos”. Serão oferecidas 6.640 vagas no total. Dentre elas, 5.948 serão para nível superior e 692 destinadas a quem concluiu o Ensino Médio.
Com salários que partem dos R$ 5.488,70, para analistas técnico-administrativos, e podem chegar a R$ 22,9 mil, para auditores fiscais do trabalho, as vagas serão distribuidas em 21 órgãos públicos: 12 ministérios, Advocacia-Geral da União (AGU), Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) irá recrutar o maior número de servidores, com 1.480 contratações previstas. As provas deverão ser realizadas em março de 2024, com previsão para a posse dos aprovados em agosto do mesmo ano.