O primeiro encontro entre Rússia e Ucrânia, realizado nesta segunda-feira (28), na fronteira de Belarus, terminou sem acordo entre os dois países. Segundo a agência estatal russa Tass, representantes das duas nações decidiram discutir os temas da reunião em seus respectivos países. A tentativa de um novo acordo ficará para um segundo encontro, que ainda não tem data definida.
A reunião desta 2ª ocorreu no quinto dia de guerra entre as duas nações, e após uma madrugada de bombardeios contra a capital ucraniana, Kiev, e a maior cidade do país, Kharkiv. A Ucrânia chegou ao encontro com o pedido de cessar-fogo, mas com a falta de acordo, há expectativa de que a guerra continue.
Durante o encontro para resolução do conflito, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) também se reuniu em Assembleia Geral, com duras críticas contra a Rússia. Também houve pedido para o fim do conflito.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou a guerra e afirmou que lideres devem procurar a paz. “Essa situação é completamente inaceitável”, disse. “A guerra deve parar agora”, declarou, em outro momento.
Conforme divulgações de antes da reunião, um pedido de cessar-fogo “imediato” e retirada da tropas russas foi apresentado pela Ucrânia. A Rússia não divulgou posicionamento, mas registrou impactos em seu sistema financeiro. As sanções econômicas, aplicadas por países do ocidente geraram impactos na economia russa.
O rublo, moeda da Rússia, caiu 30%, nesta 2ª feira, e o Banco Central do país subiu os juros de 9,5% para 20% para tentar controlar inflação. Na Rússia, longas filas se formaram nas portas dos principais bancos para o saque de recursos.
Fonte: SBT News