Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Entretenimento

Gilberto Gil toma posse na Academia Brasileira de Letras

Foto: Reprodução/Twitter

O músico Gilberto Gil tomou posse na Academia Brasileira de Letras (ABL) na noite desta sexta-feira (8). O cantor e compositor agora ocupa a Cadeira 20 da Academia, antes ocupada pelo advogado, escritor e jornalista Murilo Melo Filho.

Ex-ministro da Cultura, Gil foi eleito com 21 votos para integrar o grupo de imortais. Em seu discurso, o artista apresentou um poema escrito especialmente para o evento.

“Eu mesmo, nos meus tempos de aventuras, cheguei a envergar um garboso fardão, vestido então como ironia dura, a fantasia pura da ilusão. Juntava-me, naquele instante, aos muitos que alfinetavam a Instituição, mal sabia eu quais os intuitos, do destino astuto a interrogação. Um amigo lembrou-me outro dia que as ironias sempre trazem seu revés. Papéis trocados, eis aqui, vida vadia: fardão custoso, bordado a ouro, vistoso, me revestindo da cabeça aos pés”, recitou Gil.

Ainda em seu discurso, o cantor se mostrou honrado em fazer parte da Academia: “Entre tantas honrarias que a vida, generosamente, me proporcionou, essa tem para mim uma dimensão especial, não só porque aqui é a Casa de Machado de Assis, um escritor universal, e afrodescendente como eu, mas também porque a ABL, fundada em 20 de julho de 1897, representa, mesmo para quem a critica, a instância maior, que legitima e consagra de forma perene a atividade de um escritor ou criador de cultura em nosso país”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Entretenimento

A 11ª edição da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ)  segue até este domingo (4) no Parque das Dunas, em Natal. O...

Entretenimento

A 11ª edição da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ) começa nesta quarta-feira (31) e segue até o domingo (4) no Parque...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO