Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Ministério da Justiça pede retirada do Kinder Ovo após casos de contaminação

Foto: Francis Dean/ Divulgação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou a fabricante Ferrero do Brasil, diante do registro de dezenas de casos, de salmonela causada por chocolates Kinder ovo. Por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a pasta determinou que a Ferrero do Brasil formalize o recall do chocolate Kinder ou apresente esclarecimentos sobre a segurança do produto.

“Considerando que, até então, a Ferrero do Brasil não emitiu comunicado específico destinado à Senacon, a referida empresa foi notificada em prol da transparência nas relações de consumo. Recomenda-se que as subsidiárias e importadoras de fornecedores de produtos e serviços informem às autoridades brasileiras competentes que os produtos ou serviços objeto do recall no exterior não atingiram o mercado brasileiro. Se o produto tiver indícios de risco aos consumidores em território brasileiro, o fornecedor deve formalizar o recall imediatamente”, informou a Senacom, em nota.

A empresa tem o prazo de 72h, a partir do recebimento da notificação, para formalizar o recall ou prestar os devidos esclarecimentos.

O artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor diz que o fornecedor não pode colocar no mercado produto ou serviço que apresente alto grau de nocividade à saúde ou segurança. Segundo a legislação que regulamenta o recall, o fornecedor é responsável por explicar qual é o defeito e alertar sobre o risco envolvido, além de orientar os consumidores sobre como evitar incidentes e o que fazer para obter reparo, substituição ou reembolso do produto.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Histórico:

Dezenas de casos de contaminação por salmonela foram detectados na Europa. As suspeitas do foco de contaminação são de produtos fabricados na Bélgica, o que levou à sua retirada dos mercados por parte do fabricante Ferrero.

Salmolenose:

A salmonelose é uma doença bacteriana que atinge o intestino e pode causar gastroenterite. Diarreia, cólicas estomacais e, às vezes, vômitos e febre estão enter os sintomas que se manifestam entre 12 e 72 horas após a ingestão de uma dose com alimento infectado por salmonela. Os sintomas geralmente duram de quatro a sete dias e a maioria das pessoas se recupera sem tratamento.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Fonte: Agência Brasil

Notícias relacionadas

Enem

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até esta sexta-feira (14) para realizar a inscrição. O prazo, que...

Luto

O cantor Nahim Jorge Elias Júnior morreu, nesta quinta-feira (13), aos 71 anos, em Taboão da Serra (SP). A informação foi confirmada pela Polícia...

Saúde

As operadoras de planos de saúde registraram  lucro líquido de R$ 3,33 bilhões nos primeiros três meses de 2024, o mais positivo para um...

Cidades

A persistência de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o Brasil vem causando uma forte subsidência do ar. Essa situação, segundo o Climatempo,...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO