Atender crianças com necessidades especiais através da utilização do cavalo como método terapêutico. Este é o objetivo do Projeto “Equoterapia no Parque” lançado durante a 1ª Festa do Cavalo. Uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca (Sape), em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN e a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ANQM). O evento foi encerrado neste sábado (14) com a presença da governadora Fátima Bezerra.
“Um projeto importante, de inclusão social, através de uma intervenção que traz diversos ganhos na linguagem, no relacionamento e na organização das crianças especiais”, avaliou a chefe do poder executivo estadual em referência ao projeto de Equoterapia que começará a funcionar em julho com dois dias de atendimento por semana.
Com investimento em torno de R$ 150 mil, o evento está inserido no calendário de exposições que foi retomado este ano após dois anos sem a realização em virtude da pandemia do Coronavírus.
O Circuito já esteve no município de Currais Novos e São Paulo do Potengi e ainda passará por 23 cidades potiguares. A 1ª Festa do Cavalo reuniu cerca de 200 cavalos com uma vasta programação de cursos e shows musicais. Durante os dois dias de evento, a Sape contou com uma estrutura de estande que serviu como apoio para: Emparn, Emater, Igarn, Idema e a Equoterapia.
Acompanharam a governadora o secretário adjunto da Sape, Marcelo Júnior, o presidente da Ancoc, Caios Otavio, presidente da ANQM, Hudson Pinheiro.