Na manhã desta segunda-feira (16) o potiguar Ryan Silva, irmão da vereadora e pré-candidata a deputada estadual, Thabatta Pimenta (PSB), foi vítima de capacitismo no Aeroporto Internacional Presidente Jucelino Kubitschek, em Brasília.
De acordo com a irmã de Ryan, Thabatta, ele tem paralisia cerebral e se locomove com cadeira de rodas. Segundo ela, os dois deveriam voltar de Brasília para Natal na manhã desta segunda-feira (16) em um voo direto da companhia aérea Latam, mas ao chegarem no aeroporto não havia funcionário para realizar o atendimento especializado, conforme solicitado antecipadamente por eles à companhia.
“A gente chegou em Brasília [no aeroporto] e não tinha ninguém lá, inmagine eu, Ryan e um monte de mala para levar”, disse Thabatta nas redes sociais. No relato a vereadora ainda diz que recebeu por email um documenmto confirmando o pedido de atendimento especializado da companhia.
“Quando Ryan começou a falar [indignado] eles não falavam com ele, falavam comigo, como se a voz dele não servisse de nada. Esta é mais uma questão capacitista, como se ele não pudesse responder por ele”, comentou a vereadora.
“A cadeira de rodas novinha veio arranhada [e quebrada], não deram nada de assistência à cadeira de rodas. Nenhuma pessoa com deficiência merece passar por isso, é um direito de todos as pessoas com deficiência viajarem como todo mundo”, finalizou ela.
“Eu tô indignado, nunca passei por isso”, disse Ryan, que estava bem abalado após o ocorrido.
A Assessoria de Comunicação da Latam foi procurada pela nossa equipe e disse estar apurando o caso. Até o fechamento desta matéria, nenhum comunicado oficial havia sido emitido pela companhia.
Veja o vídeo postado pela vereadora em suas redes sociais.