A Direção-Geral da Saúde (DGS) de Portugal informou nesta quarta-feira (18) que identificou cinco casos de pessoas diagnosticadas com o vírus da varíola dos macacos (monkeypox) nome científico. As autoridades de saúde da Espanha também afirmaram que estão testando oito casos suspeitos da doença.
Nesta segunda-feira (16), o Reino Unido fez um alerta à Organização Mundial de Saúde (OMS) depois que os números de diagnósticos chegaram a sete na região. Ao todo, são 12 contaminados na Europa.
Os portugueses diagnosticados com a varíola apresentaram lesões na pele, estão estáveis e são todos homens que vivem na região de Lisboa e do Vale do Tejo. De acordo com a DGS, mais de 20 casos estavam em análise, dos quais cinco foram confirmados.
“Isso é raro e incomum. A UKHSA está investigando rapidamente a fonte dessas infecções porque as evidências sugerem que pode haver transmissão do vírus da varíola dos macacos na comunidade, espalhado por contato próximo”, afirmou a consultora média chefe da agência britânica, Susan Hopkins, em comunicado.
Fonte: Agência Brasil
