Cidades

Semtas faz panfletagem sobre o combate ao abuso e exploração sexual

Foto: Semtas

O mês de maio é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. No mês alusivo ao Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal do Trabalho e  Assistência Social (Semtas) realizou na quarta-feira(18) panfletagem na  calçada do Midway Mall para levar conhecimento à população em como identificar e denunciar estes crimes.

O objetivo da ação foi mobilizar a população que passava pelo local com ferramentas educativas contra a exploração de crianças e adolescentes. Estiveram presentes serviços e instituições que trabalham com a defesa do direito desse público, com abordagens, panfletagem e falas educativas e de reflexão sobre o tema, além de uma apresentação artística. A atividade foi realizada por meio do Departamento de Proteção Social Especial e Média Complexidade, além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), equipe do programa de erradicação do trabalho infantil (PETI) e Rede de Proteção e Garantia de Direitos.

Havendo qualquer suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também para os Conselhos Tutelares espalhados nas quatro zonas de natal ou acionar o 190 – Polícia Militar. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móveis.

Seminário 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Nesta quinta-feira (19), a Semtas promoveu seminário Faça Bonito, com o tema: Proteção e Articulação em rede no atendimento às Crianças e Adolescentes vítimas de violência sexual.  O evento contou com diversas autoridades locais no Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Durante a semana foram realizadas diversas ações em prol da causa, que teve como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade para participar do combate.

Por que  18 de maio?

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há mais de 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Dessa forma, o objetivo da data é provocar a mobilização, sensibilização e informar toda a sociedade que precisa participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É dever do poder público ampliar e fortalecer as condições protetivas dessa população, a fim de garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Policiais civis da 27ª Delegacia de Polícia de Monte Alegre, com apoio do 1º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), cumpriram nesta quarta-feira (3) um...

Polícia

Policiais civis da 36ª Delegacia de Polícia de Lajes (36ª DP) prenderam em flagrante, na tarde desta segunda-feira (16), um homem de 32 anos...

Sem categoria

Em alusão ao 18 de Maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Juventude (Semasc) realizou uma importante ação de conscientização em Mossoró....

Polícia

Um idoso de 67 anos, investigado foi preso pelos crimes de exploração sexual de criança e adolescentes, armazenamento e divulgação de conteúdo de nudez...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile