Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Elon Musk anuncia satélites para conectar escolas e monitorar a Amazônia

by EVARISTO SA,ANGELA WEISS/AFP via Getty Images)

Durante encontro com o Bolsonaro nesta 6ªfeira (20.mai), sobre soluções de conectividade e proteção da Amazônia, que acontece em Porto Feliz (SP), Elon Musk anunciou pelo Twitter que vai lançar a internet por satélite Starlink para toda a extensão da região amazônica.

Além do CEO da Tesla e da SpaceX, estão presentes no evento, Ciro Nogueira, general Heleno, Paulo Sérgio e Carlos França.

O dono da SpaceX mostrou-se animado com a implantação da tecnologia na região. “Super animado por estar no Brasil para o lançamento do Starlink para 19.000 escolas desconectadas em áreas rurais e monitoramento ambiental da Amazônia!”, diz Musk no Twitter.

Segundo o ministro Fábio Faria, a meta é conectar 100% das escolas públicas da Amazônia até o final do ano, alem de fechar parcerias em outras tecnologias.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Além disso, Musk fez um bate papo com estudantes do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) e ele falou sobre a questão da proteção de dados coletados e sobre as operações na região amazônica. Ele disse que a Starlink não consegue pegar os dados, mesmo se quisesse.

Sobre a Amazônia, o bilionário dise que precisa levantar muitos dados para poder entender a situação da região.

“Sobre proteger a Amazônia, temos que usar os dados, porque a Amazônia é gigantesca. Se você tentar fazer um monte de fotos e vídeos para entender o que esta acontecendo, a quantidade de dados a ser transmitida será enorme, então, precisamos dessa conectividade para monitorar a Amazônia efetivamente”, disse.

Starlink e SpaceX tem direito de exploração até 2027

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu o direito de exploração de satélite estrangeiro não-estacionário de baixa órbita para o sistema de satélites Starlink, da SpaceX de Elon Musk.

A autorização foi concedida pela agência reguladora após uma reunião entre o ministro das Comunicações Fábio Faria e Musk nos Estados Unidos, em novembro do ano passado.
Em fevereiro, o governador do Amazonas, também disse que tinha mantido contato com a SpaceX sobre o interesse da empresa e de Musk na região.

A empresa de Musk já lançou em regiões remotas mais de 1.8 mil satélites e tem o objetivo de lançar no espaço 42 mil equipamentos. No entanto, a SpaceX aguarda aprovação da Comissão Federal de Comunicações — equivalente a Anatel, nos Estados Unidos — para conseguir realizar sua meta.

A empresa poderá explorar oferecer o serviço de internet por satélite em todo Brasil até o ano de 2027.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Encontro com Bolsonaro foi confirmado por Fábio Faria

O homem mais rico do mundo, dono da Tesla e SpaceX, Elon Musk, vem ao Brasil na manhã desta 6ªfeira (20.mai) para se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro (PL) em um hotel no interior de São Paulo. O encontro foi anunciado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, nas redes sociais.

SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Política

Sem citar diretamente o caso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) condenou a ofensa da primeira-dama, Rosângela da Silva – mais conhecida como Janja –,...

Mundo

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, anunciou neste domingo (17) uma série de “novos esforços” para a conservação e proteção da Floresta Amazônica. Entre...

Política

A primeira-dama brasileira, Janja da Silva, afirmou neste sábado (16) que não tem medo do empresário sul-africano Elon Musk e utilizou uma expressão em inglês para xingá-lo:...

Meio Ambiente

A degradação florestal na Amazônia Legal atingiu 20.238 quilômetros quadrados (km²) em setembro de 2024, o que equivale a mais de 13 vezes a...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO