Sair da zona de conforto exige muito empenho e dedicação. Durante a pandemia de covid-19, uma das mais graves crises sanitárias já enfrentadas pela humanidade, essa tarefa se tornou ainda mais difícil. Para a administradora Raíssa Lima, de 32 anos, que busca melhorar saúde e estética, mudar os hábitos sempre acabava em autossabotagem. Porém, aliando alimentação saudável e atividade física, ela conseguiu eliminar 17 kg nesse período caótico. No início da pandemia, Raíssa recorreu ao BTFIT, o app de aulas da rede da academia Bodytech, e afirma que os resultados positivos vieram com muita determinação, garra e suor.
Mesmo após a flexibilização de normas sanitárias e o retorno das aulas presenciais nas academias, a BT mantém o app para quem prefere ou precisa treinar em casa. Segundo Raíssa, recorrer a esse formato contribuiu para a melhora da saúde física e mental. “Sigo no processo de mudança com foco no emagrecimento e posso afirmar que a minha vida mudou para melhor, pois tenho mais disposição. Além disso, minha vida se tornou mais equilibrada e feliz”, conta, citando a célebre frase do poeta Edson Marques, a qual tem como lema: “Mude, mas comece devagar, porque a direção é mais importante que a velocidade”.
A administradora conseguiu melhorar os hábitos de saúde nesse período. Com o avanço da vacinação contra o vírus e a flexibilização das normas sanitárias, ela já retornou à academia presencialmente. Para a profissional de educação física da Bodytech Tirol Heloísa Lopes, “a aluna motiva os outros com sua dedicação e alegria, as quais, aliadas a determinação, disciplina e constância, facilitaram a obtenção de resultados satisfatórios”.
Treinos
Os treinos dela tiveram como base a musculação, sendo planejados e periodizados de acordo com as necessidades, individualidades e fases de treino. Já a intensidade foi progressivamente aumentando. “No início, foi utilizada a estratégia de treinos full body (aqueles que trabalham todo o corpo em uma mesma sessão de treinos) e, ao longo do tempo, passamos a ter treinos que priorizam grupamentos musculares específicos, respeitando sempre a recuperação muscular”, cita Heloísa acerca da rotina de exercícios de Raíssa.
Ademais, foram utilizados desde exercícios com pesos livres a exercícios em máquinas ou combinações deles. Por vezes, houve a inclusão/combinação de exercícios aeróbicos (bicicleta, escada, esteira, remo, corda naval), no início, meio ou fim do treino.
A musculação se constitui a base dos treinos de Raíssa, em uma frequência de 3 a 4 vezes por semana. “Esses treinos começaram de forma leve e mais metabólica (caracterizados, de forma geral, pela realização de mais repetições com baixas cargas), sendo progredindo até treinos de força (aqueles que priorizam altas cargas e poucas repetições) ou com utilização de métodos de intensificação (como bi-sets, tri-sets, drop-set, rest-pause, etc). Além disso, sempre que possível, ele pratica aulas de dança, 1 ou 2 vezes por semana, e/ou aulas de indoor cycle, 1 ou 2 vezes por semana”, detalha Heloísa, orgulhosa dos resultados da aluna.
BTFIT
O BTFIT é uma plataforma digital totalmente, cujo objetivo é estimular e facilitar a prática de atividades físicas em qualquer lugar, dia e horário. O app conta com orientações e treinamentos guiados por profissionais especializados e pode ser baixado gratuitamente da loja virtual App Store e também do Google Play, diretamente para o celular ou tablet.
