Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Cinco cuidados que você precisa ter antes de fazer uma cirurgia plástica

Beatriz Guedes é advogada especialista em Direito Médico e Odontológico | Foto: Divulgação

As cirurgias plásticas têm se tornado cada vez mais populares e acessíveis no Brasil. Levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, em inglês) aponta que, em 2019, foram feitos quase 1,5 milhão de procedimentos cirúrgicos no país, o que representa 13,1% do total realizado em todo o mundo.

Entre os procedimentos mais procurados estão a lipoaspiração (15,5%), aumento de mama (14,1%) e abdominoplastia (10,4%). Nas redes sociais, famosos têm compartilhado o pré e pós-operatório o que, muitas vezes, faz parecer que se trata de algo simples, mas é preciso ter cuidado antes de realizar qualquer procedimento.

advogada especialista em Direito Médico Beatriz Guedes afirma que é fundamental pesquisar sobre o profissional para identificar se ele está apto para realizar aquele tipo de procedimento. “Deve ser considerada a especialização do médico, verificar se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), se consta processo judicial em face dele nos sites dos Tribunais de Justiça e quais os motivos”, orienta Beatriz.

A advogada, que atuou durante toda a sua carreira em clínicas de cirurgia plástica e fundou uma ONG para oferecer procedimentos subsidiados a vítimas de discriminação estética, conta que algumas pessoas só tomam conhecimento do profissional depois da cirurgia, quando algo não saiu como o esperado.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A estrutura do hospital onde a cirurgia será feita também deve ser considerada. “O hospital deve ter salas em bom estado de conservação e equipamentos adequados para atendimento durante e após a cirurgia, além de drenagens pré e pós-operatórios. É preciso que tenha todos os recursos necessários para socorrer o paciente em caso de uma eventualidade”, explica a advogada.

Consulta
Após escolher o profissional é o momento de agendar a consulta, Beatriz ressalta que nessa etapa é importante que o paciente informe tudo que sabe sobre sua saúde ao cirurgião. “Além de deixar claras as suas expectativas, o paciente deve passar todo seu histórico de saúde, como doenças crônicas, alergias, se já realizou outras cirurgias, se faz uso de medicamentos. Precisa, também, seguir as orientações e realizar os exames necessários solicitados pelo médico”, afirma.

Além disso, afirma Beatriz, a pessoa deve se informar, com o médico sobre os detalhes do procedimento pelo qual pretende passar. “É a etapa de tirar todas as dúvidas. Se vai colocar um implante mamário, pesquise o laboratório que oferece o produto, procure saber detalhes sobre o pós-operatório e só faça a cirurgia se a sua saúde estiver em dia”, completa a especialista.

Não é só estética
Beatriz afirma que as cirurgias plásticas e outros procedimentos estéticos têm o poder de transformar vidas. “A cirurgia apresenta muitos pontos positivos na vida das pessoas, principalmente naquelas que sofrem alguma discriminação. Não é só sobre estética, é saúde mental, é encerrar aquele problema que provoca insegurança e devolver o bem-estar e a autoestima da pessoa”.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Acompanhamento psicológico
A especialista alerta que a decisão de fazer uma cirurgia plástica deve ser pautada na racionalidade. “O paciente deve ser orientado que nem tudo se resolve cirurgia plástica, em alguns casos é essencial buscar ajuda psicológica para entender qual é a necessidade, se aquilo realmente faz sentido, se existe algo que precisa ser corrigido para não se arrepender depois”, completa.

Cinco cuidados antes de fazer uma cirurgia plástica
– Pesquise o profissional, consulte a SBCP e só faça se ele for especialista;
– Pesquise tudo sobre o procedimento que deseja fazer;
– Conheça as instalações do hospital onde a cirurgia será feita;
– Informe todo o seu histórico de saúde, faça todos os exames e siga as orientações médicas;
– Procure orientação de um psicólogo para entender a sua necessidade

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Mulher S/A

Mulheres, crianças, adolescentes e outros grupos vulneráveis que sofreram violência doméstica e familiar poderão fazer cirurgias plásticas reparadoras gratuitamente no Rio Grande do Norte....

Comportamento

Um estudo da Universidade de Boston (EUA) descobriu que os usuários de rede estão cada vez mais aderindo a procedimentos estéticos para ficarem parecidos...

Cidades

Uma idosa de 81 anos morreu após passar por uma cirurgia no Hospital Regional de Ponta Porã, na região sul de Mato Grosso do...

Polícia

Um advogado identificado como José Arthur Alves de Arcanjo, de 29 anos, foi baleado na tarde desta sexta-feira (09). Informações atualizadas com as autoridades...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO