A Neoenergia Cosern inaugurou nesta terça-feira (31) a Subestação Elétrica Pajuçara, na Zona Norte de Natal. Esta é 76ª central de distribuição de energia elétrica da distribuidora no estado – além de mais três subestações móveis.
Ao entrar em operação, o equipamento ampliou a oferta de energia para 360 mil consumidores na maior região administrativa da capital potiguar, formada por sete bairros: Igapó, Salinas, Potengi, Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul, Pajuçara e Redinha.
Para o Diretor Presidente da Neoenergia Cosern, Márcio Caires Vasconcelos, a inauguração da Subestação Pajuçara reforça o compromisso da concessionária com os potiguares na prestação de bons serviços.
“A entrega desta nova Subestação é mais uma evidência de que a empresa vem mantendo níveis de investimentos que resultam em indicadores de qualidade do fornecimento de energia continuamente melhores em todo o Estado”, disse Márcio Caires.
Prestigiaram a cerimônia, além do Diretor Presidente, os superintendentes Osvaldo Tavares, de Serviços Técnicos, Luiz José Queiroz, de Operações, Júlio Giraldi, de Relacionamento com clientes, colaboradores da Neoenergia Cosern, representantes da FIERN, UFRN, CREA-RN, Prefeitura de Natal e três moradores do entorno da Subestação.
Para Dona Maria Luzinete, mais conhecida como Dona Neta, a construção da subestação revitalizou o bairro e trouxe diversos benefícios para a região. “Além da limpeza do terreno e valorização dos nossos imóveis, essa obra reforçou o fornecimento de energia para a Zona Norte como um todo”, disse Dona Neta.
Informações técnicas
A Subestação Pajuçara é atendida por uma linha de transmissão em 69 kV com quatro quilômetros de extensão (seccionada a partir da linha de transmissão entre Potengi e Extremoz), possui cinco alimentadores (circuitos de média tensão) e um transformador com capacidade instalada de 20/26,6 MVA, além de outros equipamentos de alta tecnologia.
Todas as 76 subestações da Neoenergia Cosern espalhadas pelo estado são dotadas de equipamentos de alta tecnologia de automação que possibilitam a operação e o monitoramento on-line e à distância da qualidade e da continuidade do fornecimento de energia elétrica.
Tudo é controlado de forma on line e em tempo real pelo Centro de Operação Integrada (COI) no Edifício Sede, em Natal, que faz a gestão das subestações e da rede de distribuição em todo o estado.