Cidades

Recinto de Aclimatação em Ambiente Natural é inaugurado no RN com quatro Peixes-bois-marinhos

Foto: Divulgação / PCCB UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN) e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte – FUNCITERN, realizaram a cerimônia de inauguração do Recinto de Aclimatação em Ambiente Natural e Programa de Soltura e Monitoramento de Peixes-bois-marinhos do Rio Grande do Norte, na última quarta-feira (1ª).

O evento comemorou a implantação do primeiro Recinto de Aclimatação de Peixes-bois-marinhos do Rio Grande do Norte, local com capacidade para até quatro animais simultaneamente, com área total de 690 m², incluindo estrutura de acesso, área de manejo e cercado dos animais, todos em madeira tratada e legalmente licenciada, explica o biólogo Flávio Lima, professor da UERN e coordenador geral do PCCB-UERN.

Logo após o evento de inauguração, no dia seguinte (02), houve a segunda translocação de peixes-bois-marinhos para o Recinto de Aclimatação. O transporte dos animais foi realizado por um caminhão, que percorreu um trajeto de aproximadamente 120 km, saindo do Centro e Reabilitação da Fauna Marinha do PCCB-UERN, em Areia Branca (CRF-AB) com destino ao Recinto, localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, em Macau/RN.

O Recinto agora conta ccom quatro animais, Zé e Gabriel, que foram translocados no final de abril e agora as novas moradoras, Rosa e Angelina – ambas encalharam ainda recém-nascidas. Rosa possui 4 anos e 5 meses, encalhou em Porto do Mangue/RN e atualmente pesa 448Kg e mede 2,82m. Angelina por sua vez, possui 4 anos e 1 mês, encalhou em Beberibe/CE e atualmente pesa 378kg e mede 2,58m. Em breve, os quatro animais passarão a habitar o Recinto de Aclimatação até completarem o processo de reabilitação e posterior soltura em vida livre.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Foto: Divulgação / PCCB UERN

“Durante a reabilitação, os animais passam por periódicas avaliações de saúde e de comportamento. E após o período de desmame (20 a 24 meses) ou alcançando as condições clínicas e físicas necessárias, os animais estão aptos para serem translocados para o recinto de aclimatação”, explica o veterinário Augusto Bôaviagem, responsável pelos cuidados dos peixes-bois

Durante o período de seis a 11 meses eles permanecerão no recinto de aclimatação, projetado para que possam se adaptar ao ambiente natural, antes do retorno definitivo para natureza.

O novo recinto de aclimatação para peixes-bois-marinhos do Estado do Rio Grande do Norte também faz parte das estruturas que atendem ao Programa de Monitoramento de Praias da Petrobras (PMP-BP) na sua área de abrangência na região, cumprindo com as exigências dos órgãos ambientais em atendimento à condicionante de licença de operação. Com este novo recinto, a Petrobras entrega mais um equipamento de excelência para a preservação das espécies marinhas. Este é o terceiro recinto de aclimatação construído com o apoio financeiro da Petrobras, estando os outros dois localizados na Praia de Picos, em Icapuí (CE), e na Barra do Rio Mamanguape, em Rio Tinto (PB).

A sociedade também pode participar, acionando imediatamente as equipes ao avistar um animal marinho vivo ou morto, pelos telefones:

PMP-RNCE (RN) – (84) 98843 4621 e 99943 0058

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

PMP-RNCE (CE) – (85) 99800 0109 e 99188 2137

Notícias relacionadas

Sem categoria

A presidente do TRE-RN, desembargadora Maria de Lourdes Medeiros de Azêvedo, homologou a decisão da Corte Eleitoral de indicar o Colégio Marista de Natal,...

Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde houve uma redução de 1.511 casos de sífilis em bebês menores de um ano em todo o...

Economia

Cumprindo agenda em Natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na quarta-feira (16) investimentos nas áreas de saúde, educação, agricultura, infraestrutura viária,...

Polícia

Uma briga entre pai e filho deixa um ferido a golpes de faca, na manhã deste domingo (13), por volta das 8h30, na rua...

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile