Nesta 2ª feira (13.jun), as equipes de resgate continuam as buscas pelo jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Araújo, que desapareceram no começo de junho, na região do Vale do Javari, no Amazonas. Policiais federais, acompanhados por bombeiros e policiais militares, partiram do Porto de Atalaia do Norte (AM) para o local onde estão concentradas as buscas, por volta das 8h30.
Este local fica no Rio Itaquaí, a cerca de 2h de barco do porto. É o mesmo ponto onde, no domingo (12.jun), foi encontrada parte dos pertences do indigenista e do jornalista. Pela manhã desta 2ª, circularam informações que os corpos dos dois tinham sido encontrados, mas o comitê da Polícia Federal (PF) que coordena as buscas divulgou uma nota para esclarecer que essa informação não procede. A 2ª feira em Atalaia do Norte começou com uma manifestação.
Integrantes de várias etnias, como Matis, Canamari/Tucuna, Maiuruna e Marubo, integrantes da União dos povos indígenas do Vale do Javari (Univaja), percorreram as ruas da cidade com os corpos pintados, alguns carregando arcos, flechas, bordunas e entoando gritos de luta. O protesto era contra o desaparecimento de Bruno Pereira e Dom Phillips. Eles também cobraram ações das autoridades governamentais para combater a extração de madeira, o garimpo e a pesca ilegais na região.
SBT News