Cidades

SENAI lança “Superliga” de pesquisadores para enfrentar gases do efeito estufa

O ano é 2022 e, da janela do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), no Rio Grande do Norte, uma invasão de perigosas “nuvens de gás” é enxergada no céu, materializando notícias que já correm o mundo: “A quantidade de CO2 chegou a níveis críticos na atmosfera. O aquecimento global é recorde. As nuvens estão vivas!”.

A história, baseada em evidências científicas e outros dados reais, está no centro da Revista em Quadrinhos “Superliga contra nuvens de gás”, que o SENAI-RN lança nesta quarta-feira (29), transformando pesquisadores e pesquisadores do Instituto em heróis e heroínas que se unem para enfrentar o descontrole do Dióxido de Carbono (CO2) – o mais abundante gás do efeito estufa – e as ameaças que as emissões descontroladas dele trazem ao planeta.

Considerado um dos grandes vilões do aquecimento global e das mudanças climáticas, o Dióxido de Carbono é simbolicamente representado por nuvens com olhos vermelhos e grande poder de impactar desde os oceanos, e a vida marinha, até a humanidade, em terra.

A Revista foi concebida pelo Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN e do ISI-ER, que está em operação em Natal e é a principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O conteúdo pode ser baixado gratuitamente online – clique aqui para fazer o download – e também chegará, em versão impressa, a partir de julho, a escolas públicas da capital. “A história traz conceitos chaves, como o que é o CO2, por que o descontrole dele na atmosfera é um problema e como as energias renováveis podem ajudar em direção ao equilíbrio”, diz Rodrigo Mello, diretor do ISI e do departamento regional do SENAI-RN.

“Também explica de forma lúdica algumas das principais operações nas áreas de energia solar fotovoltaica, de energia eólica e de sustentabilidade desenvolvidas dentro das nossas linhas de pesquisa”, acrescenta.

A ideia, segundo o diretor do ISI-ER, é apresentar as energias renováveis e novas tecnologias como partes da solução para descarbonização do mundo

A ideia, segundo Mello, é apresentar as energias renováveis e novas tecnologias, como o Hidrogênio Verde, como partes da solução para descarbonização do mundo, ou seja, entre as saídas possíveis para reduzir as emissões de Carbono.

“Já iniciamos a articulação com a Secretaria Municipal de Educação de Natal para distribuir esse trabalho nas escolas. O foco, inicialmente, são as turmas de 9º ano, para que a gente mobilize esse público jovem e desperte o interesse pelo assunto mostrando que existe um mundo novo, possível de ser construído e mais limpo – que também é possibilidade de profissão para eles/as”, observa o diretor do ISI-ER. A revista também será distribuída em instituições como os Centros de Educação e Tecnologias do SENAI no estado e as escolas do Serviço Social da Indústria (SESI).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Natal

A Prefeitura do Natal deu início, na quinta-feira (12), ao programa Catalisa GOV, voltado à implementação de compras públicas de inovação no município. A...

Rio Grande do Norte

Foi lançada nesta segunda-feira (05) a campanha “RN Faz Bonito”. A iniciativa, promovida pelo Governo do Rio Grande do Norte, busca enfrentar a violência...

Cidades

O lançamento do “Mossoró Sal & Luz”, considerado  o maior evento gospel do Estado do Rio Grande do Norte, foi marcado pela presença de...

Rio Grande do Norte

Cem internos do Complexo Penal Agrícola Mário Negócio, em Mossoró, concluíram cursos oferecidos dentro da penitenciária. A iniciativa faz parte do projeto Rede Potiguar...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile