Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

Após chuvas, número de casos suspeitos de leptospirose chega a 34 no RN

Foto: Ranilson Oliveira/TV Ponta Negra

O Rio Grande do Norte teve 34 casos suspeitos de leptospirose até junho de 2022. Com as chuvas intensas registradas principalmente entre os meses de maio e junho, os casos suspeitos aumentaram. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) da Secretaria Estadual de Saúde, apesar de apenas um caso ter sido confirmado, vale ressaltar que alguns deles ainda aguardam o encerramento da investigação epidemiológica no sistema. Durante todo o ano de 2021 foram registrados 44 casos suspeitos no estado.

A doença é causada pela bactéria leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, e aumenta após períodos chuvosos, principalmente em áreas mais vulneráveis, onde há muito lixo acumulado e proliferação de ratos.

No período de 2021 a 2022, o maior número de casos confirmados de leptospirose foi registrado no município de Natal. Confira:

2022  JANEIRO  FEVEREIRO  MARÇO  ABRIL  MAIO  JUNHO  TOTAL: 
Suspeito  1  3  6  6  12  6  34 
Confirmado  0  0  0  0  1  0  1 

Fonte: SINAN-SUVIGE/CVS/SESAP-RN 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Segundo com Kelly Lima, coordenadora de vigilância em Saúde do estado, a transmissão ocorre quando ratos urbanos urinam em locais de enchetes, contaminando a água, que ao entrar em contato com a pele, com a mucosa das pessoas pode levar à transmissão da doença. Ainda de acordo com a coordenadora, os principais sintomas da leptospirose são: febre alta, dores musculares, olhos vermelhos, que são sintomas característicos das arboviroses, como a dengue e chikungunya. Por isso, neste período de fortes chuvas, alagamentos e enchetes, a população deve ficar atenta.

“É importante que ao sinal de qualquer um desses sintomas procurar uma unidade básica de saúde mais próxima para que se faça um diagnóstico e consiga se chegar a um tratamento efetivo para cura dessas pessoas”, conclui Kelly.

Confira alguns cuidados para prevenção da lepstospirose:

⦁ Evitar o contato em áreas alagadas ou com lama de enchentes e esgotos.
⦁ Não permitir que crianças nadem ou brinquem nesses locais, que podem estar contaminados pela urina dos ratos.
⦁ A população deve usar usar botas e luvas de borracha para evitar o contato da pele com água e lama contaminadas, caso não seja possível, utilizar sacos plásticos amarrados nas mãos e nos pés.
⦁ Retirar a lama e desinfetar o local.
⦁ Lavar pisos, paredes e bancadas, desinfetando com água sanitária e deixando agir por pelo menos 15 minutos.
⦁ Ter cuidado e fazer higiene dos alimentos que tiveram contato com água de enchentes e alagamentos.
⦁ Limpar e desinfetar a caixa d’água.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

 

 

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cidades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial de chuvas para 80 cidades do Rio Grande do Norte. O...

Cidades

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, reuniu o Gabinete de Crise na tarde desta sexta-feira (14) para debater as providências que serão adotadas para...

Cidades

A região nordeste tem passado por um outono com muitas chuvas. Essas chuvas favorecem o surgimento de casos de doenças como a leptospirose, uma...

Cidades

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, convocou uma reunião nesta sexta-feira (17) do “Gabinete de Crise”, após a capital potiguar registrar 100 mm nas últimas...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO