Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Depois dos EUA, britânicos prometem apoiar resultado das eleições no Brasil

Foto: Reprodução

O Reino Unido entrou na lista de países, instituições e autoridades que reforçaram a confiança no sistema eleitoral brasileiro, colocado em dúvida pelo presidente Jair Bolsonaro, em reunião com diplomatas estrangeiros, no início da semana, no Palácio do Planalto. É mais um revés para o governo brasileiro no cenário internacional.

Questionado pelo SBT News, o Ministério das Relações Exteriores britânico acionou a Embaixada no Brasil pra emitir uma declaração formal sobre o assunto. “Em eleições passadas, o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas se mostraram seguras e passaram a ser reconhecidas internacionalmente por sua celeridade e eficiência”, diz a nota da diplomacia britânica.

A Embaixada confirma que acompanha “uma semana que tem sido marcada por um amplo debate público sobre o sistema eleitoral brasileiro” e que acredita “na força da democracia do Brasil, que conta com instituições sólidas e transparentes”. O governo britânico também reafirmou “a confiança no bom funcionamento do processo democrático do Brasil” e a esperança de que “todo o país esteja comprometido com o respeito à democracia por meio de eleições livres e justas”.

Ao contrário de outros países europeus, como França e Alemanha, o Reino Unido tem evitado críticas diretas ao governo brasileiro em assuntos como a proteção da floresta amazônica. O posicionamento de hoje é uma rara discordância pública com o atual chefe de Estado do Brasil.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Quem for escolhido pela nação brasileira poderá contar com o governo britânico para fortalecer as relações bilaterais e a amizade entre os dois povos”. A embaixadora interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, não estava na lista de diplomatas convidados para a reunião no Palácio do Planalto.

Fonte: SBT News

Notícias relacionadas

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO