Natal registrou em 2021 uma queda de 13% no número de homicídios em relação ao ano anterior. O município também aponta uma diminuição no número de homicídios dolosos desde 2017 acompanhando o quadro nacional. Os dados constam no Relatório Anual do Observatório de Segurança Pública de Natal sobre crime e violência na capital potiguar.
Segundo o Observatório de Segurança que integra o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), ainda sobre 2021 houve um aumento de 9,11% no número de acionamentos da Guarda Municipal de Natal (GMN) realizados pelo Ciosp em relação a 2020.
Em 2021, as regiões Norte e Oeste concentravam 58,6% dos atendimentos prestados pela Guarda Municipal em todo o município do Natal, sendo responsáveis, respectivamente, por 31,4% e 27,2% das ocorrências atendidas. Dentre as diferentes razões para o acionamento da GMN, destacam-se majoritariamente o serviço de apoio ao SAMU (zonas Norte, Oeste e Leste) e a intervenção para coibir a perturbação ao sossego alheio (zona Sul).
Em 2021 houve redução do crime de homicídio doloso – quando há intenção de matar – em todas as áreas da cidade, com exceção da Zona Leste onde houve um aumento desse tipo de crime de 61,7%.