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MPT e Inframerica lançam campanha contra tráfico de pessoas no aeroporto de Natal

Foto: Rayane Mainara/Assecom RN

O Rio Grande do Norte entra na campanha nacional do Projeto Liberdade no Ar, de combate ao tráfico de pessoas, com uma série de vídeos exibidos a partir desta quinta-feira (28), no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, na região metropolitana de Natal. A série de vídeos tem como título “Expectativa X Realidade 2022” e, sob o formato de animação, aborda o tema na perspectiva do aliciamento para o amor romântico, da exploração na construção civil e em atividades ligadas ao desmatamento.

Os vídeos estão sendo veiculados, a partir desta semana, nos principais aeroportos, rodoviárias e portos do Brasil. A iniciativa ocorre na semana do Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, 30 de julho. O Consórcio Inframerica, parceiro do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte (MPT-RN) na campanha, administra o aeroporto em São Gonçalo do Amarante, a 27 km de Natal.

“Os aeroportos fazem parte da vida em vários momentos, inclusive no trabalho. Por eles passam sonhos que podem virar pesadelos. O envolvimento desses espaços no enfrentamento do trabalho escravo e tráfico de pessoas é uma estratégia que já começa vitoriosa”, observa o procurador do Trabalho Gleydson Gadelha, da Coodenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete).

Adesão das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros

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Uma das novidades desse ano é a adesão da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) à iniciativa. A entidade reúne 59 empresas associadas que operam os serviços rodoviários regulares de natureza interestadual e internacional. Segundo o diretor-geral da Abrati, José Luís Santolin, a expectativa é sensibilizar tanto usuários do transporte rodoviário regular de passageiros quanto os trabalhadores do setor. O representante afirmou que os arquivos dos cartazes da Campanha foram enviados aos associados Abrati para serem afixados em guichês e pontos de contato com os passageiros.

“Mensalmente são mais de 100 milhões de pessoas circulando através do transporte regular de passageiros em todo país para realizar viagens (interestaduais e intermunicipais) com nossos associados e certamente o impacto do material alcançará êxito na disseminação da mensagem de prevenção ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas”, afirmou Santolin.

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