Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Eleições 2022

Michelle vira ‘trunfo’ para atrair eleitorado feminino a Bolsonaro

RIO DE JANEIRO, BRAZIL - JULY 24: President of Brazil Jair Bolsonaro (L) and his wife Michelle Bolsonaro attend during the Liberal Party (PL) national convention where he was officially appointed as candidate for re-election at Maracanazinho gymnasium on July 24, 2022 in Rio de Janeiro, Brazil. Brazil's presidential elections will be held on October 2. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)

A primeira-dama Michelle Bolsonaro vem ganhando cada vez mais destaque na campanha do marido, Jair Bolsonaro (PL). Aposta dos estrategistas de campanha para alavancar o desempenho do marido entre o eleitorado feminino, Michelle tem ido de cultos e vigílias no Palácio do Planalto, em Brasília, a participações no palanque de aliados do partido.

Com discursos em tom religioso, voltado para às mulheres e a família, especialistas avaliam que a mulher de Bolsonaro transmite emoção na fala e está à vontade ao microfone. Tem sido assim desde que subiu ao palco, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, e fez sua estreia na convenção que confirmou a candidatura de Bolsonaro (PL) à reeleição para a presidência, no último domingo de julho (24.jul).

“A Michelle, apesar de ser discreta no geral, está sendo pensada justamente como uma carta na manga na campanha de Bolsonaro, tanto pelo fato dela ser evangélica devota quanto por ser uma mulher jovem”, explica Caio Barbosa, cientista político da Universidade de São Paulo (USP).

Neste domingo (31) Michelle divulgou um vídeo em suas redes sociais em que aparece cantando e pregando ao lado de fiéis nos Palácios da Alvorada e do Planalto, em Brasília, respectivamente à residência oficial e o local de trabalho de Jair Bolsonaro. Michelle que é evangélica, ligada à Igreja Batista, estava com uma bíblia na mão.

Há uma semana a primeira-dama publicou um vídeo com um grupo de religiosos no gabinete do presidente. Na postagem, 13 pessoas aparecem cantando uma música gospel  “Pelo Sangue” que diz no refrão: “Somos redimidos, sim. Pelo sangue carmesim. Pelo sangue de Jesus no Calvário!”. A palavra carmemsim é usada na Bíblia para traduzir pelo menos três palavras hebraicas e tem mais de um significado mas o principal deles é o tom mais vivo da cor vermelha a que se assemelha ao sangue de Jesus Cristo. O grupo estava reunido na parte do gabinete onde ficam sofás e que Bolsonaro normalmente usa para receber delegações estrangeiras e fazer conversas mais informais.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Na convenção do Partido Liberal, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, Michelle discursou por 12 minutos e citou Deus mais de dez vezes. Durante a fala para os apoiadores de Bolsonaro, a primeira-dama revelou que todas as 3ª feiras espera o marido deixar o Palácio do Planalto para ir até o gabinete dele e rezar.

 MAURO PIMENTEL/AFP 

Carisma contra crises

A avaliação do QG da campanha do presidente Jair Bolsonaro é que a primeira-dama pode fazer com que o eleitorado feminino diminua a resistência ao nome de Bolsonaro já que pesquisas internas da sigla e levantamentos feitos por órgãos de imprensa revelam uma taxa alta de rejeição. A participação de Michelle na convenção mostrou que ela cedeu à pressão e que deve participar de forma efetiva dos roteiros pelo Brasil.

No sábado (30.jul), a primeira-dama voltou a dividir o palanque com o marido, durante o lançamento da candidatura do ex-ministro Tarcísio de Freitas a governador de São Paulo. Em seu discurso, Bolsonaro aproveitou para exaltar a mulher.

O presidente chamou Michelle de sua “dona”, apontou feitos de seu governo relacionados a pessoas com deficiências auditivas, os quais, segundo o presidente, foram ideias da primeira-dama, e disse ser mais feliz após o casamento.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

As últimas pesquisas mostram que a atuação de Michelle vem surtindo efeitos positivos no eleitorado feminino, com expectativa de crescimento nos próximos meses.

Pesquisa Datafolha divulgada na última 5ª feira (28.jul) mostrou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu 6 pontos percentuais — valor acima da margem de erro, de 2pp — entre as mulheres, na comparação com levantamento anterior. A diferença entre o atual chefe do Executivo e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste segmento do eleitorado, que já foi de já foi de 28 pontos percentuais (49% x 21%), agora é de 19 pontos (46% x 27%).

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

SBT NEWS

Notícias relacionadas

Natal

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seguirá internado em Natal nesta sexta-feira (11), após apresentar fortes dores abdominais durante agenda política no interior do Rio...

Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atualizou, nesta sexta-feira (11), seu estado de saúde por meio de uma publicação nas redes sociais. Ele segue internado...

Política

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser transferido a qualquer momento para um hospital em São Paulo (SP), caso não apresente melhora significativa em...

Justiça

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser excluído das Forças Armadas e perder sua patente de capitão reformado caso seja condenado pelo Supremo Tribunal...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO