Em Natal, a manifestação denominada Ato pela Democracia que pede respeito ao sistema eleitoral foi organizada pelas entidades estudantis, sindicais e movimentos sociais.
O movimento chamou atenção para a luta dos estudantes e aconteceu justamente no dia 11 de agosto, quando se comemora o dia do estudante no Brasil.
Na capital potiguar, a Central Única dos Trabalhadores também esteve entre os organizadores do ato que reuniu centenas de pessoas no cruzamento das avenidas Salgado Filho com a Nevaldo Rocha. De lá, os manifestantes percorreram a BR-101 até o bairro de Mirassol.
Entre os movimentos sociais que participaram da ação pela democracia, a entidade GLBTQIA+ que luta ainda pelo fim da violência e por mais respeito e igualdade.
Equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) ajudaram na interdição do trânsito que ficou parado em várias ruas paralelas.
Movimentos no país
Nesta quinta-feira (11), ocorreu em diversas cidades brasileiras atos pró-democracia e pela defesa do sistema eleitoral. Em São Paulo, foi feita a leitura de dois manifestos — “Carta em Defesa da Democracia” e a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito“, elaboradas por intelectuais, empresários, movimentos sociais e representantes da sociedade civil na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Na USP, o ato iniciou por volta das 10 horas da manhã. No entanto, dezenas de universidades em todo o país fizeram a leitura simultânea das cartas e vão promover atividades ao longo do dia. Os atos são considerados um marco da resposta da sociedade civil aos ataques contra o sistema eleitoral brasileiro e a Justiça Eleitoral em pleno ano de eleições.