O Conexão Elefante Cultural, um dos vários projetos apoiados pelo Instituto Neoenergia por meio do edital Transformando Energia em Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, começou a rodar o Rio Grande do Norte nesta semana. A primeira cidade a receber a caravana foi Alexandria, no Alto Oeste, até o próximo sábado (13). Neste ano, a ação é focada na formação de artistas.
Para Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia, a realização do projeto em oito cidades potiguares (confira cronograma abaixo) acontece em um momento muito importante da história da Neoenergia Cosern, que completou 60 anos em dezembro de 2021. Nos últimos 25 anos, a empresa se consagrou como a maior apoiadora da cultura norte-rio-grandense com mais de 300 projetos contemplados em editais.
“Ficamos muito felizes por acompanhar essa iniciativa. Todos nós estamos precisando olhar para o futuro com otimismo, lembrando que as artes e a cultura são parte essencial da nossa vida. A retomada segura representa a volta de eventos culturais de qualidade, fomentando também toda uma cadeia produtiva essencial para a nossa economia”, afirma Renata.
Alexandria e Riacho da Cruz, no Alto Oeste, são as duas primeiras cidades que os artistas da Trupe da Luz, sob o comando de Diana Fontes, irão desenvolver oficinas nas áreas de arte-comunidade, cena, música, reuso de material e audiovisual. Essa ação terá como público-alvo estudantes e educadores. Durante a passagem pelos municípios, também serão realizadas oficinas artísticas para crianças e adolescentes da rede pública e projetos sociais, palestras sobre empreendedorismo cultural e elaboração de projetos, intervenções urbanas através da criação de mural artístico, cortejo e instalação cênica em praça pública.
Na edição 2022, o projeto conta com equipe formada por Diana Fontes (cena), Danilo Guanais (música), Jhoao Junnior (arte-comunidade), André Rosa (audiovisual), Leonardo Prata (customização plástica) e os intérpretes Álvaro Dantas e Thaíse Galvão.
Prêmio Artista Cidadão
Além das atividades de cunho formativo, o Conexão Elefante Cultural realiza também em 2022 o Prêmio Artista Cidadão, com o objetivo de oportunizar aos selecionados a concretização do sonho de contribuir com a sua comunidade através da cultura.
Um projeto de cada cidade da circulação será selecionado e receberá mentoria de artistas consolidados na cena potiguar e suporte financeiro para execução.
O prazo para inscrição no Prêmio Artista Cidadão está atrelado à data de circulação do projeto nos municípios. Durante a passagem pelas cidades, será realizada uma oficina específica para auxiliar os interessados na elaboração das propostas. O edital com todas as informações sobre o prêmio está disponível no linktr.ee/
Cronograma de Circulação – Trupe da Luz
Etapa 1
Alexandria: 10 a 13 de agosto
Riacho da Cruz: 14 a 17 de agosto
Etapa 2
Senador Elói de Souza: 30 de agosto a 02 de setembro
Paraú: 03 a 06 de setembro
Grossos: 07 a 10 de setembro
Etapa 3
Lajes Pintadas: 11 a 14 de outubro
Campo Redondo: 15 a 18 de outubro
Currais Novos: 19 a 22 de outubro
