Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Brasil

Aumento do número de candidaturas de policiais pode ter efeito negativo

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública avaliou que o aumento de candidaturas de policiais pode ter um efeito negativo e acabar reduzindo o tamanho da bancada no Congresso. Para o FBSP, há uma tendência de pulverização dos votos e, com isso, mesmo com mais candidatos o número de eleitos pode ser menor.

Ainda na avaliação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o discurso do presidente Bolsonaro (que disputa a reeleição) incentivou os policiais “a se lançarem em maior número na política por se verem base política e ideológica natural do presidente”.

Segundo o FBSP, “o risco é que o aumento de nomes nas urnas dilua votos e, ao fim e ao cabo, provoque a redução no número de policiais eleitos. E, mesmo que consigam crescer ou ao menos manter a bancada atual, o perfil das candidaturas desses profissionais postas indica que a pauta de direitos dos trabalhadores da segurança pública será obscurecida pela agenda regressiva de costumes e direitos que deve ser colocada em prática em uma eventual segunda gestão de Jair Bolsonaro”, avalia o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O estado do Amazonas e Distrito Federal são as unidades da federação com o maior número relativo desses postulantes — 11,3% e 10,1%, respectivamente. Por sua vez, o Ceará é o estado com o menor percentual de candidatos provenientes da segurança pública — 4,3% do total.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

O Partido Liberal (PL), o mesmo do presidente Jair Bolsonaro, é a legenda com a maior quantidade de candidatos policiais, com 232 nomes. Segundo a pesquisa da FBSP, partidos de direita e centro-direita somam 94,2% das candidaturas desses profissionais.

Candidaturas

Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado na terça-feira (16) mostra que o número de candidatos policiais nas eleições deste ano aumentou 27%, em comparação ao pleito de 2018. Nesse período, o quantitativo subiu de 1.469 para 1.866. Segundo a pesquisa, em média 6,6% das candidaturas de todo o país são de policiais.

Fonte: SBT News

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Polícia

Uma mulher de 41 anos foi detida pelo setor de segurança de um shopping da Zona Norte de Natal, na noite da quarta-feira (22)....

Polícia

Um adolescente de 16 anos foi apreendido em flagrante pela Polícia Militar após tentar matar o próprio pai com golpes de faca na manhã...

Polícia

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), e a Polícia...

Polícia

O Governo do Rio Grande do Norte prorrogou a validade do Concurso Público para o Curso de Formação de Praças da Polícia Militar (PMRN)....

Publicidade

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO