A candidatura do policial reformado Wendel Fagner “Lagartixa” a deputado estadual pelo Partido Liberal (PL) sofreu ação de impugnação ao registro de candidatura por parte do Ministério Público Eleitoral (MPE).
O pedido de impugnação da candidatura, segundo o MPE, se baseia no fato de Lagartixa ter sido condenado por crime qualificado como hediondo (posse de arma ou munição de uso restrito sem autorização) e terminou de cumprir a respectiva pena em 4 de junho de 2021.
Com isso, ainda não transcorreu o período de oito anos de inelegibilidade previstos em lei e que começam a ser contados após o término do cumprimento da pena.
A impugnação não representa, por si só, a derrubada de uma candidatura, mas sim uma espécie de contestação ao registro. A decisão final sobre a possibilidade ou não de manutenção da candidatura cabe à Justiça Eleitoral.
Wendel Lagartixa e o sargento da PM, Francisco Rogério da Cruz foram presos no dia 20 de julho deste ano, pela equipe da DHPP, durante Operação “Aqueronte”, por suspeitas no envolvimento em um triplo homicídio, no dia 29 de abril, por volta das 14h, no bairro da Redinha, Zona Norte de Natal.
