Há 40 anos um novo capítulo se abriu na história da Força Aérea Brasileira, que realiza nesta quinta-feira (01) uma comemoração com a presença feminina das primeiras mulheres incorporadas na área militar.
A presença feminina no âmbito da Força Aérea Brasileira ocorre desde a Segunda Guerra Mundial, quando, em julho de 1944, seis enfermeiras integraram o Quadro de Enfermeiras da Reserva da Aeronáutica. Mas foi em 1982 que a primeira turma de mulheres ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) como parte do efetivo. Dia após dia, as mulheres militares vem ocupando novos espaços e atualmente elas podem chegar ao posto de Tenente-Brigadeiro, o mais alto na hierarquia da Aeronáutica.
Seja nas aeronaves, nas pistas, nos hangares, nas escolas de formação, nos hospitais, nas torres de controle de tráfego aéreo ou nas unidades administrativas, elas vem protagonizando experiências de pioneirismo.
E para celebrar os 40 anos da data, a Base Aérea de Natal, sediada em Parnamirim, Região Metropolitana de Natal, realizou uma cerimônia em homenagem às mulheres da Força Aérea nesta sexta-feira (2). Com o tema mulheres que inspiram, mais de 200 militares do corpo feminino participaram do evento que destacou a luta e o trabalho das mulheres na Força Aérea Brasileira.
Gislaine Nunes – repórter da TV Ponta Negra, Sistema Ponta Negra de Comunicação.