O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou nesta sexta-feira (2) que o encerramento da Cerimônia de Assinatura e Lacração dos Sistemas Eleitorais “significa transparência, segurança, seriedade e confiança na Justiça eleitoral e nas eleições de 2022”. O ministro ressaltou ainda que “não há nada de secreto na Justiça Eleitoral”.
A solenidade ocorreu na sede do TSE, em Brasília. A partir de agora, serão distribuídas cópias dos programas lacrados aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
Moraes destacou, em seu discurso, que os códigos-fontes estiveram disponíveis para inspeção por um ano, prazo que, inicialmente, era de seis meses. O presidente do Tribunal ressaltou que o que o TSE quer é “transparência”.
O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, explicou que os sistemas que foram lacrados nesta sexta-feira estão prontos para serem utilizados nas etapas seguintes, que são chamadas de cerimônia de geração de mídias e de preparação das urnas. Ao fim dessas duas cerimônias, os sistemas são inseminados nas urnas eletrônicas.
Ainda segundo Valente, o cronograma para executar as próximas fases depende da logística de cada TRE. As informações chegam aos Tribunais Regionais Eleitorais por meio da rede privada da Justiça Eleitoral e depois são inseridas nas urnas por meio de “flash cards”, que são como pen drives. Questionado se a rede privada poderia ser acessada ou invadida, o secretário de Tecnologia da Informação do TSE informou que “não há nenhum risco de acesso”.
Fonte: SBT News