A Caixa Econômica Federal vai lançar na próxima semana o cartão virtual do Auxílio Brasil, que vai permitir pagar compras usando o celular. O anúncio foi feito pela presidente da CEF, Daniella Marques, em entrevista ao SBT News. Ela também confirmou uma parceria com a Central Única de Favelas (Cufa) para criar o Caixa Favela Empreendedora.
De acordo com Daniella Marques, com o cartão virtual do Auxílio Brasil vai ser possível pagar compras em supermercados e farmácias, por exemplo. E, no processo de digitalização e para desburocratizar os serviços do banco, até janeiro do ano que vem, a Caixa deverá permitir a abertura de contas digitais.
“A gente está terminando de planejar e discutir internamente um grande plano de investimento em tecnologia. A gente vai botar wi-fi nas agências, agora, para que as pessoas já façam a interação ali na fila”, complementou.
Sobre a parceria com a Cufa, a ideia é criar uma rede de correspondentes bancários, oferecer programas de crédito, promover oficinas para as mulheres e ajudar na formalização de empreendimentos.
“A Cufa é uma holding que está em cinco mil comunidades no Brasil, que geram renda e uma atividade econômica de quase R$ 180 bilhões. Então, são 17 milhões de moradores, nove milhões de mães de favelas, e a gente está desenhando uma estratégia de unir o Caixa Para Elas com o Mães de Favela, e lançar um programa conjunto permanente, ainda agora em setembro.”
O programa vai percorrer 20 favelas, em 12 estados brasileiros, e contará com uma série de serviços.