Centenas de pessoas se concentram na Praça Cívica de Natal, em Petrópolis, Zona Leste da capital, para ver o Desfile Cívico Militar do 7 de Setembro. A capitã de Mar e Guerra, médica, Rita de Cássia Machado Passos, que é a Comandante-Geral do Desfile, comandando 2.640 militares, sendo 350 mulheres; 1.583 alunos do Grupamento Escolar, 797 componentes do Grupamento cívico; e 160 viaturas.
Hoje (7) completam-se 200 anos do dia em que Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, separando o país definitivamente de Portugal. O Bicentenário da Independência chega após dois anos sem a realização do tradicional desfile de 7 de Setembro devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19. Mas, se em 2020 e 2021 o desfile não pôde ser realizado, hoje haverá uma grande mobilização cívica em todo o País para celebrar a data.
A coordenação das atividades da Semana da Pátria, na cidade de Natal, ocorre em forma de rodízio entre as Forças Armadas. Neste ano de 2022, essa atribuição cabe à Marinha do Brasil.
