Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Guerra na Ucrânia

Ucrânia: risco de acidente nuclear faz ONU apelar por fechamento de usina

REUTERS/Alexander Ermochenko/Direitos reservados

O risco de acidente nuclear fez a Organização das Nações Unidas (ONU) apelar, mais uma vez, por uma zona desmilitarizada em torno da usina de Zaporizhzhia.

O relatório dos engenheiros da ONU foi claro: há risco de acidente nuclear no entorno de Zaporizhizhia, o que fez o governo ucraniano avaliar o fechamento da usina.

“Estou gravemente preocupado com o que os técnicos diagnosticaram ali, disse o secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, em Nova York.

Em Kiev, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse que o relatório reporta a presença de equipamentos militares russos dentro da usina e dá enfase na pressão sobre os operadores com a invasão.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Já Vladimir Putin afirmou que acredita na avaliação dos engenheiros, mas voltou a culpar o país vizinho pelos bombardeios.

Com o verão chegando ao fim, a Europa luta para conter uma crise de energia após a Rússia cortar o fornecimento de gás para 13 países do bloco. Nesta quarta-feira (7), a presidente da Comissão Europeia propôs reduzir o consumo nos horários de pico.

A Casa Branca acusou Putin de usar a energia como arma. Os Estados Unidos também analisam uma proposta de ajuda militar e financeira a longo prazo aos ucranianos. O governo considera manter o auxílio por pelo menos cinco anos depois que o conflito tiver fim, algo ainda sem data definida.

O líder chinês Xi Jinping e o presidente russo, Vladimir Putin, deverão se encontrar pessoalmente pela primeira vez desde a invasão da Ucrânia. O encontro deve ocorrer na próxima semana.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Fonte: SBT News

Notícias relacionadas

Mundo

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou nesta terça-feira (19), que 2023 foi o ano mais quente já registrado em 174 anos, provocando efeitos que fazem da...

Brasil

Você se considera uma pessoa que defende a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres? A pergunta pautada pela Constituição Federal, que determina que “homens...

Mundo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta quinta-feira (15), a postura de Israel na guerra com o Hamas e em relação...

Política

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou, na manhã desta quarta-feira (14), no Cairo, capital do Egito. A viagem é a primeira...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO