No bairro de Mãe Luiza, Zona Leste da capital, os Centros Municipais de Educação Infantil Padre João Perestrello, Nossa Senhora de Lourdes e Galdina Barbosa Silveira Guimarães e a Escola Municipal Professor Antônio Campos e Silva, promoveram uma Caminhada Cívica-Cultural com a participação dos estudantes, pais, professores, gestores e coordenadores pedagógicos destas unidades de ensino. O momento cívico aconteceu no último sábado (10).
Durante o evento, foram apresentados aos moradores do bairro, as atividades escolares e os trabalhos pedagógicos desenvolvidos nas quatro unidades de ensino. A caminhada iniciou em frente ao campo de futebol, localizado na Avenida João XXIII, e foi encerrada com apresentações culturais no pátio da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição, fundada em 1983, pelo padre Sabino Gentille.
Enaltecendo o Bicentenário da Independência do Brasil, os estudantes levaram um colorido especial às ruas do bairro, apresentando diversos pelotões conduzidos pela Banda Marcial do Centro Sócio-Pastoral, com o tema “Belezas naturais e culturais do bairro de Mãe Luíza”. As unidades de ensino mostraram atividades desenvolvidas nas salas de aula e cada uma escolheu a forma de celebração na caminhada cívica, elaborando cartazes sobre o assunto ou exibindo flâmulas e cores em verde e amarelo.
Os estudantes foram divididos em grupos temáticos, com faixas e cartazes, informando ainda aos moradores sobre aspectos relativos à arte, cultura, educação e a saúde no bairro. Teve a representação do uso consciente da água e do combate ao mosquito da dengue, da reciclagem do lixo, da música mediando o desenvolvimento infantil, dos pescadores de Mãe Luiza, do caráter conta e do esporte.
A gestora do CMEI Padre João Perestrello, Rejane Souza Dantas, reforçou que a caminhada cívica-cultural envolvendo os três centros infantis e a E. M. Professor Antônio Campos, era um resgate da tradição das comemorações da Independência do Brasil, após dois anos sem desfile, por causa da pandemia da Covid-19. “Cada escola levou para o desfile, as temáticas desenvolvidas com as crianças em sala de aula, durante o segundo trimestre, com o tema geral “Belezas naturais e culturais do bairro de Mãe Luíza”, disse.
O estudante João Paulo da Silva, do 5º ano da Escola Municipal Professor Antônio Campos, comentou que o desfile era uma oportunidade de apresentar o que a escola está ensinando aos alunos. “Participar deste desfile foi muito importante pois representamos a nossa escola. Foi bem legal, porque caminhamos pela rua do lugar que moramos e mostramos o que estamos estudando”, enfatizou.





















































