Acionistas e representantes das principais emissoras que compõem a rede do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), além dos gestores, participam nesta semana do Encontro Rede SBT 2022, no Sofitel Jequitimar, em Guarujá, no litoral de São Paulo. O evento, que teve início na segunda-feira (12) e vai até esta quarta-feira (14), é um momento para a discussão de estratégias, troca de experiências e de definições dos próximos projetos. No total, 55 acionistas e representantes participam do encontro.
De acordo com José Roberto Maciel, CEO do Grupo Sílvio Santos e do SBT, não seria possível a emissora estar presente “em praticamente todos os lares brasileiros”, como está, se não possuísse “uma rede tão bem estruturada, tão forte e tão presente em todos os estados, em todos os municípios, levando conteúdo de muita qualidade, sempre respeitando a questão da cultura local, da regionalidade, e passando uma mensagem sobre aquilo que o Brasil tem de melhor”.
“O brasileiro quer que o conteúdo da televisão tenha relação com as suas necessidades e prioridades e, dessa forma, no Encontro Rede SBT 2022, o objetivo é melhorar a convergência em entedimento das emissoras sobre qual o desejo do espectador, pois quanto mais convergirem, mais forte será a rede, tendo em vista que os recursos financeiros para produzir conteúdo são finitos”, complementa.
A presença do SBT em vários canais de distribuição, pontuou, lhe deixa bastante animado. Em sua visão, o Sistema Brasileiro de Televisão “está se adequando bem”. Das conversas no Sofitel Jequitimar, sai com “vontade de voltar para Teresina e começar a trabalhar ainda mais” com ainda mais disposição de inovar, conquistar novos públicos e de estar no ambiente digital. Para Miriam de Sousa, presidente do Sistema Ponta Negra de Comunicação, o encontro da rede do SBT é sempre “muito positivo”. “Tanto para ele como para as afiliadas. Além do congressamento que existe entre todas as afiliadas, a rede também se beneficia com isso. Nós saímos daqui mais ricos de conhecimento, mais leves, com certeza tanto a rede vai ganhar com isso como todas as afiliadas aqui. A gente tem um momento de troca de experiências muito rica e muito positiva”.
Ainda segundo ela, “muito desafio” já foi proposto na reunião, mas nada impossível “de ser realizado quando se deseja atingir a meta”. A executiva quer que a TV Ponta Negra participe todos os dias da programação da rede do SBT. “Quando eu chegar lá, vou apertar o meu pessoal para a gente estar todo dia na rede, mandando matérias, produzindo matérias novas e boas”, pontuou.
Ao todo, o SBT conta com 114 emissoras na rede, sendo 106 afiliadas e 8 regionais. Ele está presente em 4.889 municípios brasileiros, chegando a 97,5% dos domicílios com tv. Um dos pilares do Sistema Brasileiro de Televisão, reforçou Maciel, é a informação e, em sua visão, ele não teria a força atual se a preocupação editorial variasse entre os integrantes da rede. “O nosso jornalismo sempre primou pela questão da imparcialidade, da pluralidade, de ouvir os dois lados e um princípio que eu gosto muito, que é o pessimismo dispensável. A gente leva através do nosso jornalismo, em todas as regiões do Brasil, uma informação relevante, uma informação necessária e, acima de tudo, uma informação isenta. Aquela onde o teu espectador, pela tua consciência, pelos seus valores, pelo seu entendimento, forma a sua opinião. E não uma emissora que tenta forçar opinião em cima do espectador”, pontuou.
Em discurso na abertura do evento no Sofitel Jequitimar, Maciel relembrou que, para o SBT existir, é necessário conteúdo relevante e de qualidade e instigou os acionistas, representantes e gestores a manterem uma reflexão constante sobre como otimizar o conteúdo da TV para outras plataformas de distribuição, visto que o mundo passa por um processo no qual a distribuição vem cada vez mais se tornando não linear, ou seja, o conteúdo fica disponível onde as pessoas querem e quando elas desejam.
Segundo o CEO do SBT, atualmente, cada componente da rede está buscando uma iniciativa própria para fazer a otimização para outras plataformas, mas é necessário “encontrar uma que seja viável para todos”.
Ainda no discurso, ele explicou que hoje há mais pessoas consumindo conteúdo nos dispositivos portáteis do que na televisão, mas é preciso ver como manter a relevância na TV e, ao mesmo tempo, conversar com o espectador fora dela. O SBT terá, em suas palavras, “que conseguir estar presente em qualquer tela, de qualquer forma, em qualquer momento, e para qualquer uma delas o desafio de você conseguir fazer chegar o conteúdo com qualidade muda”. Entre as iniciativas do SBT para as plataformas digitais, citadas por Maciel, estão a TV ZYN, o SBT Games o SBT Sports e o SBT News.
Em outro momento do discurso, ressaltou: “O SBT é aquele que vibra, é aquele que leva alegria, que leva mensagem positiva, e é assim que a gente tem que contribuir via nosso conteúdo, via linha editorial, para ajudar que a gente resolva os problemas sociais que a gente tem aqui e lutar por um mercado mais justo e mais ético”.
Fonte: SBT News
