Os chefes de Estado e demais autoridades convidadas para o funeral da rainha Elizabeth II, no dia 19 de setembro, têm até esta quinta-feira (15) para confirmar a presença na cerimônia. Segundo o governo britânico, um quarto dos 2,2 mil lugares na Abadia de Westminster, onde será o evento, foram reservados para os líderes. Jair Bolsonaro (Brasil), Joe Biden (EUA), Emmanuel Macron (França) e Yoon Suk-Yeol (Coreia do Sul) já confirmaram presença.
Conforme o cronograma, a chegada dos líderes à Inglaterra está programada para acontecer a partir de sábado (17).
Governantes da Síria, Afeganistão e Mianmar não foram convidados para o funeral da rainha, bem como os líderes da Rússia e Bielorrúsia – devido à ofensiva militar na Ucrânia. Países como Coreia do Norte, Irã e Nicarágua, por outro lado, devem enviar representantes diplomáticos para a cerimônia.
Membros de famílias reais de toda a Europa também foram convidados para prestar a última homenagem à Elizabeth. O rei da Bélgica, Philippe, e a rainha Mathilde confirmaram que estarão presentes, assim como o rei da Espanha, Felipe. Outros integrantes da realeza procedentes da Noruega, Suécia e Dinamarca também irão ao local.
Fonte: SBT NEWS