Neste sábado (17), a Marinha do Brasil vai se unir a milhares de voluntários em todo o Brasil para uma maratona de limpeza em celebração ao World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza). A data simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos, incluindo detritos marinhos.
O “Dia Mundial da Limpeza” teve início em 2008, na Estônia, quando 50.000 pessoas se uniram para limpar todo o País, em apenas cinco horas. Visando contribuir para as ações de conscientização ambiental previstas no Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar, a Marinha do Brasil incentiva a população a participar, junto dos seus militares, dos eventos promovidos pela Força nas praias, rios, lagos e ambientes costeiros do País.
Em Natal, os militares da Marinha atuarão no Rio Potengi e Gamboa do Jaguaribe, com realização de Regata Ecológica, que terá a participação de crianças e adolescentes do Instituto Navegar, bem como na Praia do Forte, em conjunto com os escoteiros do mar. No município de Nísia Floresta, mergulhadores atuarão na retirada de resíduos submersos na Lagoa de Arituba.
As atividades integram a agenda de comemorações alusivas ao Bicentenário da Independência do Brasil, que tem eventos previstos para todo o ano de 2022.