O número de casos de varíola dos macacos chegou a 6,8 mil no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, informados nesta segunda-feira (19) a doença já foi identificada em todas as unidades federativas, resultando em duas mortes: a primeira em Minas Gerais, em julho, e a segunda no Rio de Janeiro, em agosto. A Doença foi classificada como emergência global pela Organização Mundial da Saúde.
Assim como relatado anteriormente, São Paulo continua como o estado com mais casos de varíola dos macacos, com 3.486. Em seguida, estão Rio de Janeiro (920), Minas Gerais (417), Goiás (391), Ceará (238), Distrito Federal (231), Santa Catarina (218), Rio Grande do Sul (162), Paraná (153), Pernambuco (112), Bahia (104), Mato Grosso do Sul (88) e o Rio Grande do Norte (60).
Em nota, a pasta reforçou que todas as ocorrências estão sob monitoramento e que os estados seguem fazendo o rastreamento de contato. “O período de incubação, quando a pessoa infectada é assintomática, é tipicamente de seis a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias”, explicou.
SINTOMAS:
Inicialmente, os sintomas da doença incluem febre súbita, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão. Após três dias, o paciente pode começar a desenvolver erupções cutâneas. A transmissão, por sua vez, ocorre por meio de contato ou por utilizar a mesma toalha ou roupa de cama, por exemplo.
Fonte: SBT NEWS