A quarta maior produtora mundial de energias renováveis – EDP Renováveis (Euronext: EDPR), e o SENAI-RN encerraram oficialmente nesta segunda-feira (19) a primeira edição do “Keep it Local Solar”, programa que oferece capacitação profissional no Rio Grande do Norte – um dos principais polos de investimentos da empresa no Brasil. Mais de 20 alunos concluíram o curso oferecido por meio da iniciativa e participaram da cerimônia de formatura, em Lajes.
Ao todo, 10 mulheres e 11 homens entre 18 e 40 anos foram capacitados pelo projeto e poderão atuar profissionalmente na região, sem necessidade de deslocamento para outras cidades em busca de oportunidades de emprego. Durante o processo seletivo, 58 pessoas se candidataram para o curso, que começou em 11 de julho de 2022, na cidade de Lajes, Rio Grande do Norte.
Temoclito Fernandes, Project Manager da EDPR, em discurso de encerramento, citou que o principal objetivo da capacitação é aumentar a taxa de ocupação local, profissionalizando a população, a ponto de evitar ao máximo o despovoamento rural. “A partir de agora os alunos estão preparados para as oportunidades profissionais que surgirem, com a vantagem de estar perto da família, permanecendo no local de origem e participando de um mercado bem estabelecido que cresce a cada ano no Brasil, além de contribuir com a economia e desenvolvimento local”.
A cerimônia de abertura contou com a presença da supervisora pedagógica do SENAI-RN, Marcela Nascimento que destacou o comprometimento dos alunos, “Foi uma satisfação acompanhar o crescimento pessoal e profissional dos alunos no decorrer do curso. Entre muitos fatores positivos, gostaria de destacar o comprometimento dos docentes em transmitir seus conhecimentos e dos alunos na busca de novas habilidades que estão em total alinhamento às demandas do mercado de trabalho.”
Esta é a primeira turma formada pelo programa de responsabilidade social “Keep it Local Solar” no Brasil. O formato foi criado na Espanha com foco no combate do chamado despovoamento rural, quando há uma migração da população do campo para a área urbana. Esse efeito é um dos principais desafios da era moderna enfrentado no mundo todo e a EDPR trabalha para contribuir para a sua diminuição.