Sem categoria

Projeto de extensão faz oficina sobre direito eleitoral para alunos da rede pública

Foto: Educa Mais
O projeto de extensão EducaMais da Universidade Potiguar (UNP) fez durante a semana que antecede às eleições, uma oficina sobre direito eleitoral no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), unidade Professora Lourdinha Guerra, no bairro de Nova Parnamirim. Em ano de eleição, o projeto visou levar o máximo de conhecimento eleitoral para os jovens de escolas públicas e que estão no ensino médio, falando sobre a importância de votar, o que é fake news, quais são os crimes eleitorais, e seus direitos e deveres. Na escola, os alunos assistiram palestras e participaram de dinâmicas que estimularam o ato de votar.
Temas como à importância do voto, o que acontece com votos nulos/brancos, foram discutidos. Além disso, os alunos puderam tirar dúvidas, e mostrar sua voz. Em plena semana de eleição, a intervenção do projeto na escola, impactou os alunos, e incentivou muitos a usarem seu voto como forma, de buscar por um futuro melhor. “Achei o gesto bastante solidário, ele abrange outras áreas que a gente não está acostumado a tratar e deixou mais um pensamento na nossa cabeça, de como votar, e que o nosso voto vale a pena, já que somos jovens e vai fazer a diferença”, disse o aluno Moaz Carvalho, participante da oficina.
Os estudantes foram divididos em cinco grupos, onde discutiram sobre fake news e crimes eleitorais. Após isso, participaram de uma dinâmica, onde ouviram a proposta dos candidatos ao grêmio estudantil, e com isso, formaram uma fila para decidir e votar, no candidato em que gostariam de eleger.

Foto: Lara Carvalho

O projeto foi criado no ano de 2020, por três alunos do curso de Direito, visando levar educação jurídica à estudantes do ensino médio das escolas públicas do estado. O foco da equipe do Educa Mais é passar para os estudantes, conhecimentos em Direito Eleitoral, Direito Constitucional e, Direitos Humanos. Até o momento, foram realizadas oficinas das três frentes no IFRN de Natal e de Ceára-Mirim, no CEEP de Natal, na Escola Estadual Francisco de Assis Ribeiro em Santa Cruz e as próximas oficinas serão realizadas em Canguaretama.
O EducaMais também está aberto a receber propostas de escolas que tiverem o interesse em trazer para seus alunos oficinas de Direitos Humanos, Eleitoral e Constitucional, possibilitando um momento dinâmico, diferenciado e educativo, para eles. Segundo um dos fundadores e coordenadores do projeto, o aluno do 8° período do curso de Direito, Mailson Luiz, o principal objetivo do projeto é levar para os estudantes, conhecimentos dos quais, muitas vezes, não são trabalhados nas escolas, e que são imprescindíveis para a formação social e humana de cada cidadão.
Muitos dos alunos, não sabem nem mesmo os seus direitos e deveres dentro da sociedade, e este é um dos focos do projeto, transformar o mundo, através da educação. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, é o lema da equipe EducaMais.

Foto: Educa Mais

Onde encontrar o projeto:
Para contribuir, conhecer ou entrar em contato com os participantes do projeto, basta procurar pelo Instagram @educamaisunp ou mandar um e-mail para marilia.dutra@unp.br. A equipe é formada por alunos do curso de direito e de jornalismo, da unp. O projeto é independente e banca com o próprio esforço os materiais necessários para realizar as oficinas e os deslocamentos para as escolas .

Notícias relacionadas

Educação

A 77ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) começa neste domingo (13), no campus Dois Irmãos da...

Tecnologia

O avanço do uso da inteligência artificial tem facilitado tarefas como escrever, criar imagens e fazer pesquisas rápidas. No entanto, um estudo recente do...

Educação

A consulta do ProUni para o segundo semestre de 2025 começou nesta semana. O Ministério da Educação (MEC) anunciou mais de 211 mil bolsas...

Brasil

O Google informou nesta quarta-feira (18) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não tem como cumprir a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile