O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 3ª feira (4.set), em São Paulo, que tem conversado com outras forças políticas e que vai começar a viajar por todo o país a partir da próxima 6ª feira (7.out). Lula destacou o apoio do PDT e adiantiu que, ainda nesta semana, após manifestação do Cidadania, vai se reunir com o PSD para fechar mais um possível acordo. A ex-presidenciável Simone Tebet (MDB) já conversou com o petista e deve declarar apoio público à campanha nos próximos dias.
“Eu vou viajar e pretendo passar por todos os estados que tenham segundo turno. E a gente vai tentar consquistar o máximo de apoio possível”, afirmou Lula.
Sobre os votos no maior colégio eleitoral do país, Lula disse que acredita em vitória no estado de São Paulo, mesmo com o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) declarando “apoio incondicional” a Jair Bolsonaro (PL) e a Tarcísio de Freitas (Republicanos). O PSDB decidiu, oficialmente, liberar os diretórios para definirem as alianças de segundo turno.
O candidato se disse confiante para o resultado do segundo turno e repetiu que venceu as eleições anteriores no segundo turno do pleito. “Nós estamos dando outro direito do povo brasileiro escolher quem será definitvamente o presidente da República. Nenhuma eleição que eu ganhei eu ganhei com 60% dos votos no segundo turno”, lembrou.
Lula ainda procovou o adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL) — que nesta 3ª feira e anunciou apoio nos principais colégios eleitorais do país.
“O que aconteceu aqui nas eleições é que que ficou provado que 60% da sociedade brasileira recusou o presidente Bolsonaro. É muito estranho que alguém que esteja no exercício do poder, disputando as eleições, perca o primeiro turno como ele perdeu. Faltou apenas um tiquinho para eu ganhar as eleições no primeiro turno”, avaliou Lula.
Além de elogiar a possibilidade de debates no segundo turno, Lula ainda afirmou que o PT tem menor índice de rejeição se comparado a outros partidos.
“E você pode fazer uma pesquisa e colocar os 32 partidos. E você vai perceber que o partido de preferência, é como o Flamengo e o Corinthians, o partido de preferência é o PT, temos a prefêrencia nacional.”
Encontro com franciscanos
Mais cedo Lula se encontrou com frades franciscanos. No Dia de São Francisco de Assis, o candidato foi presenteado com uma imagem do santo protetor dos animais e uma de São Benedito, o santo negro considerado o padroeiro dos afro-descendentes.
Ao lado de Frei Davi, teólogo, filósofo e ativista, Lula defedeu investimentos na educação e em políticas públicas.
“É a partir da educação que a gente vai transformar o povo brasileiro. não existe possibilidade do povo ter desenvolvimento se não houver a educação, a formação, a qualficação das pessoas. E a educação é a base”, afirmou o candidato.
Frei Davi, que é fundador da Educafro, instituição que trabalha com a inclusão social por meio da educação e atua com ações voltadas à população preta e carente, pediu apoio para o fortalecimento de políticas públicas voltadas aos negros.
O religioso cobrou investimentos no Programa Universidade Para Todos (Prouni) e a criação de programas de bolsa moradia e alimentação para os jovens universitários.
SBT News
