Para incentivar o hábito da leitura e da escrita desde a alfabetização, é necessário que as escolas brasileiras quebrem o formato padrão de incentivo à redação voltada apenas para o formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para além do sucesso em concursos, o jovem que escreve com frequência se expressa melhor, enriquece o vocabulário e desenvolve sua argumentação.
Por isso, principalmente após a volta das aulas em formato presencial, escolas em todo país vêm se movimentando na intenção de correr atrás do tempo perdido no período remoto e reacender nos estudantes a paixão pela escrita.
Na capital potiguar, uma escola está seguindo essa linha. Com a quarta edição do Concurso de Redação recém-finalizada, a equipe pedagógica já consegue notar uma motivação maior dos estudantes em escreverem e participarem de uma futura edição do evento que envolve alunos dos anos finais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
Segundo a coordenadora pedagógica Cristina Maria de Freitas do Colégio Nossa Senhora das Neves, uma das responsáveis pelo concurso, a ideia ultrapassa a escrita. “O concurso é uma ação de protagonismo direcionada aos estudantes e representa uma valorização das estratégias, repertórios e planejamentos deles na hora de construir o texto”, explica.
Na premiação, 12 estudantes subiram ao pódium de suas respectivas séries. Todos os alunos da lista ganharam certificados de participação e, seguindo a proposta de incentivo à leitura e escrita, os primeiros lugares ganham um cartão presente para a compra de livros.
Premiados:
6º e 7º Ano
1º lugar: Maria Cecília Praxedes de Oliveira (7ºB)
2º lugar: Cecília Dantas Pinto Xavier (6ºD)
3º lugar: Sophia Benigna Lopes da Costa (6ºA)
8º Ano:
1º lugar: Maria Cecília Gomes Ribeiro (8ºB)
2º lugar: Maria Clara Rodrigues Soares (8ºC)
3º lugar: Nicole Medeiros Santos (8ºB)
9º Ano:
1º lugar: Marília Pinheiro Miranda (9ºA)
2º lugar: Thábata Vitória Ferreira Morais (9ºA)
3º lugar: Larissa Wanderley Albert (9º C)
Ensino Médio:
1º – Richard Rilton da Silva Lima Justino (2ª Série)
2º – Jaiane Ramos Maia de Lira (2ª Série)
3º – Maria Clara Gomes de Azevedo (1ª Série)