Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Saúde

AstraZeneca e Inspirali realizam Campanha de Rastreamento de Doença Renal e Crônica em Natal

A capital potiguar recebe a Campanha de Rastreamento de Doença Renal Crônica. Realizada pela Inspirali – vertical de medicina da Ânima Educação da qual a Universidade Potiguar (UnP) faz parte -, em parceria com a AstraZeneca, a iniciativa se dá pela necessidade de diagnóstico precoce de doença renal crônica. Estima-se que em 2040 esta será a quinta maior causa de mortes no mundo.

Pode participar qualquer indivíduo com hipertensão, diabetes, obesidade, histórico de doença cardiovascular, histórico familiar de Doença Renal Crônica ou ter mais de 65 anos. Os testes de urina serão gratuitos e realizados por meio da pesquisa de proteinúria.

A campanha é realizada de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h, no Centro Integrado de Saúde (CIS), localizado na Rua General Francisco Monteiro, 371, em Lagoa Nova, zona sul (entrada lateral da UnP Salgado Filho).

A ação começou em setembro e segue até janeiro de 2023. O objetivo é coletar 180 mil amostras em cinco estados, abrangendo as regiões Nordeste, Sudeste e Sul e, dessa forma, sensibilizar e alertar a população a respeito das doenças renais que muitas vezes se manifestam de maneira silenciosa, orientando aos que possuam algum quadro de atenção que se dirijam para uma unidade de saúde em busca do tratamento correto, evitando futuras complicações e/ou sequelas.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

A identificação e o manejo precoce da doença renal crônica têm o potencial de reduzir substancialmente a morbidade e a mortalidade de DRC e suas complicações relacionadas. “Apoiar o diagnóstico precoce dos pacientes é fundamental para evitar a evolução de várias doenças, entre elas a doença renal crônica”, afirmou a Diretora Médica da AstraZeneca, Marina Belhaus. “Essa parceria com a Inspirali beneficiará muitos brasileiros”, disse a executiva.

A ação

A Campanha de Rastreamento de Doença Renal Crônica acontece em 11 cidades: Belo Horizonte (MG), Camaçari (BA), Cubatão (SP), Natal (RN), Palhoça (SC), Piracicaba (SP), Salvador (BA), São Bernardo do Campo (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP), Tubarão (SC) e Vespasiano (MG).

A ação conta com o trabalho dos docentes, estudantes e técnicos de enfermagem das instituições das quais a Inspirali faz gestão. São elas: Anhembi Morumbi (Mooca), São Judas (Cubatão), Unisul (Palhoça e Tubarão), UniBH, Faseh, UNIFACS e UnP.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

“Vamos fazer ações proativas em lugares de grande circulação de pessoas como metrôs, postos de saúde, condomínios e terminais rodoviários. A ideia é sensibilizar a sociedade, docentes e estudantes para cuidar da saúde e não da doença. Ou seja, cuidar hoje de quem precisa ser cuidado”, diz Coscelli.

A diretora de Aliança Estratégica conta, ainda, que a ação vai do rastreio ao encaminhamento médico. “Caso seja identificado risco de Doença Renal, a pessoa será encaminhada para ter acompanhamento profissional nos Centros Integrados de Saúde (CIS), que são unidades médicas pertencentes às escolas de Medicina da Inspirali”.

CAMPANHA DE RASTREAMENTO DE DOENÇA RENAL CRÔNICA

Realização: AstaZeneca em parceria com a Inspirali.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Quando: setembro a janeiro, de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Quem pode participar: qualquer cidadão ou cidadã com hipertensão, diabetes, obesidade, histórico de doença cardiovascular, histórico familiar de DRC (Doença Renal Crônica) ou ter mais de 65 anos.

Local: Centro Integrado de Saúde UnP – Rua General Francisco Monteiro, nº 371 – Lagoa Nova, Natal-RN.

Contato: (84) 3215-1267

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Saúde

Bandeirinhas, fogueira, balão e fogos, são alguns dos elementos das festividades juninas que trazem um clima de devoção e de diversão. E é nessa...

Saúde

A campanha de imunização contra a Influenza 2024 foi prorrogada em Natal. A prorrogação segue recomendação do Ministério da Saúde e substitui a previsão...

SOS RS

A campanha do SBT, ‘Juntos pelo Rio Grande do Sul‘, com apoio da TV Ponta Negra, afiliada da emissora no Rio Grande do Norte,...

Saúde

Natal inicia a campanha de vacinação contra poliomielite para crianças com idade entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias, na próxima...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO