Dentro de cinco dias a empresa contratada pela Prefeitura do Natal deve instalar o canteiro de obras e, consequentemente, iniciar o projeto de enrocamento da praia de Ponta Negra. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, nesta terça-feira (11). A expectativa é de que a obra seja concluída em 10 meses.
De acordo com o secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, em entrevista ao Jornal do Dia, o enrocamento é uma obra acessória da engorda da praia de Ponta Negra, projeto principal. O gestor explicou que os dois processos tramitam separadamente no Idema e que a licença do enrocamento foi aprovada. O outro projeto é o da engorda e drenagem.
Por lei, para emitir qualquer licença para engorda o Idema tem 45 dias. Para a população tomar conhecimento, a prefeitura vai promover uma audiência pública dia 17 de novembro, na praia de Ponta Negra. “Esse encontro é importante para que vereadores, população, profissionais de turismo, frequentadores da praia tomem conhecimento sobre a obra”, declarou o secretário.
Esse projeto do enrocamento da praia de Ponta Negra é desde 2012. Cerca de dois quilômetros de proteção costeira do enrocamente em pedra já foram feitos. Essa nova obra contempla mais dois quilômetros em led que facilita o acesso à praia, além de minimizar a questão da sujeira e dos insetos, reclamação constante dos frequentadores da praia. No total serão quatro quilômetros de proteção costeira do Morro do Careca até depois do Hotel Serhs.
O secretário Carlson explicou que não é necessário concluir o enrocamento para iniciar a engorda, os dois projetos podem ser feitos juntos. “Esperamos que no verão de 2024, o cartão postal de Natal já seja outro trazendo mais renda para os comerciantes e a população podendo aproveitar mais a praia”, destacou.
Obras Jerônimo Câmara
Sobre a retomada das obras da avenida Jerônimo Câmara que ainda são vestígios da Copa do Mundo de 2014, em Natal, o secretário Carlson afirmou que fez uma reunião com os responsáveis com a empresa responsável pela obra nos últimos dias. Segundo ele foi firmado um contrato com uma assessoria de engenharia de São Paulo e na próxima segunda-feira (17) haverá uma reunião para definir a data de reinício das obras. O projeto foi dividido em dois trechos: avenida Castelo Branco e o trecho nas proximidades da Ceasa.