É baixo o número de crianças vacinadas com idade entre três e cinco anos contra Covid-19, em Natal. A equipe da TV Ponta Negra esteve em dois postos de vacinação nesta quinta-feira (13) e não encontrou nenhum pai ou responsável procurando imunização para as crianças.
A falta de comprometimento de muitas famílias em vacinar as crianças pode ocasionar um aumento no número de casos. É o que diz a imunologista Janeusa Souto que reforça a importância da imunização, pois teme que uma nova onda que está se expandindo na Europa chegue ao Brasil e atinja o público infantil. “Pais e mães devem ficar alertas que a população pediátrica é alvo da Covid-19. No início eram idosos e pessoas com comorbidades, mas depois que as crianças começaram a circular observamos que a criança também era alvo dessa infecção, inclusive na forma grave”, explica.
Na capital potiguar são 22 mil crianças na faixa etária especificada, mas somente pouco mais de 1.500 tomaram a imunização contra a doença. E, desse total, somente 400 completaram o esquema vacinal.
É importante entender que vacina de esquema, a criança só está protegida quando toma as duas doses. Então essas crianças que ainda não tomaram a segunda dose precisam retornar as unidades para serem consideradas protegidas”, explica Vaneska Gadelha, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Natal.