A Neoenergia Cosern retirou 130 quilos de equipamentos irregulares de telecomunicações na Via Costeira na manhã desta quarta-feira (19). O material, instalado à revelia nos postes da distribuidora, representava risco à segurança da população, contribuía com a poluição visual do corredor turístico e era um elemento de desgaste dos postes que sustentam as redes de média e baixa tensão ao longo da avenida.
“Essa ação de ordenamento faz parte do planejamento da distribuidora para o verão e está acontecendo em todo o estado”, explica Leandro Mota, supervisor da Neoenergia Cosern na Região Metropolitana de Natal. “De janeiro até agora, já retiramos mais de dez toneladas de equipamentos irregulares de telecomunicações nos cerca de 840 mil postes da nossa rede elétrica, um recorde quando comparado a todo ano de 2021, quando retiramos seis toneladas”, complementa o supervisor.
A Via Costeira é um dos corredores turísticos mais importantes da capital potiguar. Os postes da rede elétrica da Neoenergia Cosern estão instalados na margem direita no sentido Mãe Luiza / Ponta Negra e passam por manutenção constante. No canteiro central, estão localizados os postes de iluminação pública, cuja manutenção é de responsabilidade da Prefeitura de Natal.
Regularização e fiscalização
O material retirado pela operação de ordenamento pertence às empresas de telecomunicações (telefonia e internet). Por lei, elas precisam seguir regras impostas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP).