Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Eleições 2022

A 10 dias do 2º turno, TSE se prepara para explosão de fake news

Foto: Reprodução

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), obtidos pelo SBT News, mostram que houve um aumento de 26,7% no número de denúncias por fake news registradas pelo Sistema de Alerta de Desinformação contra as Eleições nos dias que antecederam o primeiro turno somados ao dia do pleito e a segunda-feira (03).

Entre 23 de setembro e 3 de outubro, o número de registros passou de 15.721 para 19.926. No período imediatamente posterior ao primeiro turno, de 3 a 10 de outubro, a elevação foi de 9,4%.

O sistema foi criado em junho para que qualquer cidadão possa registrar o recebimento de informações inverídicas sobre o processo eleitoral como, por exemplo, fraude no pleito, adulteração de votos ou mesmo sobre horários, locais, ordem de votação e documentos exigidos.

A plataforma, no entanto, não é um meio para realização de denúncias de desinformação sobre candidatos e partidos políticos. Portanto, o canal não faz o processamento de registros com esse tipo de conteúdo.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

TSE contra fake news

O Tribunal criou o Sistema de Alerta de Desinformação contra as Eleições em junho para agilizar a remoção de conteúdos que tratem especificamente do processo eleitoral. Em outra frente, nesta quinta-feira (20), o TSE endureceu as regras para que informações falsas, como as que promovem fake news sobre os candidatos, por exemplo, sejam retiradas do ar mais rapidamente e de forma efetiva na reta final do segundo turno. O documento prevê também normas específicas para a véspera do pleito.

De acordo com a resolução aprovada nesta 5ª, a própria Presidência do Tribunal poderá determinar a retirada do ar de dados inverídicos que tenham sido republicados mesmo após determinação para que parassem de ser veiculados. Outra definição da resolução é a proibição de propaganda eleitoral paga na internet 48 horas antes do pleito e 24 horas após.

Como mostrou o SBT News em 30 de setembro, historicamente, a divulgação de notícias falsas aumenta ainda mais no período de 48 horas antes do pleito. “Como o último dia de inserção na televisão foi na 5ª feira, os candidatos ficam mais suscetíveis a serem atacados na 6ª feira e no sábado, porque eles não têm como se defender na mídia de massa”, explicou o professor e consultor em marketing eleitoral, Marcelo Vitorino.

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Eleições 2024

Eleitores que estiveram fora da cidade onde votam durante o segundo turno das eleições, em 27 de outubro, não poderão escolher prefeito na disputa...

Eleições 2024

Na capital potiguar, os eleitores terão que voltar às urnas no próximo domingo (27) para o segundo turno das eleições municipais para eleger o...

Eleições 2024

A preparação das urnas para o segundo turno das eleições municipais 2024 em Natal, iniciam nesta segunda-feira (14). Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN),...

Brasil

Os eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições municipais, realizado no último domingo (6), terão até o dia 5 de...

Publicidade

Copyright © 2022 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

X
AO VIVO