Pescadores capturaram um tubarão em um local de piscinas naturais conhecido como Parrachos de Pirangi, na Praia de Pirangi, Litoral Sul do Rio Grande do Norte (RN), em Parnamirim, Região Metropolitana de Natal. O diretor presidente da Associação Tubarões da Costa-RN, Lucas Werner, explicou que tomou conhecimento da ocorrência da captura em Pirangi. Foram fisgados dois tubarões, mas um conseguiu escapar. “Possivelmente trata-se de um tubarão Galha Preta, pois as espécies dessa família são muito parecidas entre si e às vezes somente por foto fica difícil de identificar com precisão exata”, esclareceu o biólogo.
De acordo com o pesquisador, esta espécie chega a dois metros e 80 cm de comprimento, podendo chegar a três metros. “Eles são costeiros, ficam ali entre a plataforma continental e não oferecem tanto risco. É uma espécia que aparecem em todo Nordeste podendo chegar até o Sudeste ou até um pouco mais ao Sul. No Brasil não existem relatos de incidentes com esta espécie”, destacou Werner.
O presidente da Associação Tubarões da Costa-RN ressaltou ainda que esse animal vale muito mais a pena vivo do que morto, mas não está na lista de espécies ameaçadas de extinção, então sua captura é permitida. “No entanto, mais do que tudo a gente sempre tenta mostrar a importância desses animais para o ecossitema marinho, pois regula toda uma cadeia alimentar, evita que as doenças se propagam no ambiente e até economicamente ajudam na pescaria porque ele mantém a biodiversidade de espécies no local”, concluiu.