O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um alerta para o possível recrutamento de soldados e civis ucranianos para o exército russo. Segundo ele, o cenário pode acontecer em um “futuro próximo” nas áreas ocupadas e em processo de anexação por Moscou: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.
“Se você se encontra em estruturas militares russas, na primeira oportunidade tente depor as armas e venha para posições ucranianas. E o mais importante, proteja sua vida. E não deixe de ajudar nossas outras pessoas que estão perto de você. Nossa tarefa comum é perseverar. Enfrente esses desajustados”, disse Zelensky.
Para o líder ucraniano, o recrutamento de moradores pelas forças russas não é improvável, uma vez que o país “puniu o próprio povo com processos criminais devido a manifestações contra a guerra”. Além disso, o presidente Vladimir Putin impôs a lei marcial nas quatro regiões anexadas, que podem ter as garantias civis suspensas.
“Os próprios ocupantes trouxeram a guerra para nossa terra sob sua constante falsa pretensão de supostas negociações, e agora estão assinando alguns decretos que consolidam a guerra”, disse Zelensky, referindo-se à lei marcial.
Por: SBT News