Em busca de promover a reinserção social dos usuários da clínica de saúde mental, a equipe de Terapia Ocupacional do Hospital Geral Dr. João Machado (HGJM) vem realizando visitas externas com pacientes. Na última quarta-feira (19), a atividade foi desenvolvida no Parque das Dunas, em Natal.
Além de fazer uma caminhada, os pacientes visitaram uma sala com exposição de animais empalhados e tiveram a oportunidade de conversar ao ar livre e apreciar a natureza. “Ao circular fora do hospital, os pacientes dizem sentir mais liberdade e mais autonomia. Esses momentos de lazer permitem estimular aspectos cognitivos e sociais importantes para sua autopercepção como sujeitos e sua convivência em sociedade”, explicou a terapeuta ocupacional do HGJM, Raissa Braz.
As atividades externas são uma importante estratégia de cuidado implementada por toda a equipe multidisciplinar que compõe o HGJM. “A Clínica de Saúde Mental tem em sua rotina a realização de atendimentos multiprofissionais, sendo as atividades externas uma das ferramentas mais ricas de cuidado. A parceria com os equipamentos sociais como o Parque das Dunas potencializa as ações de desinstitucionalização”, ressaltou a diretora geral do HGJM, Leidiane Queiroz.
A equipe do hospital realiza também atividades de autocuidado com os pacientes, para estimular a autoimagem positiva, essencial para o alcance da autoconfiança, que potencializa a reinserção social.
Desospitalização
A volta ao convívio em sociedade e o fortalecimento dos vínculos sociais da pessoa com transtorno mental relacionam-se aos princípios da desospitalização e desinstitucionalização, orientadores da reforma psiquiátrica e do movimento antimanicomial, que vêm consolidando no país um novo modelo de assistência à saúde mental. Essa nova forma de cuidado em saúde mental busca superar estigmas sociais e devolver a cidadania aos pacientes, percebidos como sujeitos.