Uma tentativa de fraude da prova teórica para emissão da carteira nacional de habilitação no Detran de São Paulo do Potengi, município localizado a cerca de 80 quilômetros de Natal, foi abortada pela Polícia Militar, nesta quinta-feira (20). Oito pessoas foram conduzidas à delegacia por suspeita de envolvimento na fraude, contudo apenas dois homens foram autuados.
O ‘esquema’ funcionava da seguinte forma: o candidato que iria fazer a prova teórica vestia essas roupas, acoplava esses equipamentos de comunicação como ponto eletrônico e microfone. A partir daí, um dos golpistas ficava do lado de fora da sala de aula passando as respostas.
o problema é que nesta quinta um desses equipamentos deu problema, o candidato que estava utilizando ficou nervoso e resolveu sair do local de prova. O fato chamou a atenção de uma equipe da polícia militar. Os agentes perceberam que o homem se juntou a um grupo de sete pessoas e decidiram fazer a abordagem. Foi nesse momento que os policiais encontraram o material.
Os oito suspeitos foram conduzidos para a primeira delegacia regional de polícia em São Paulo do Potengi onde somente dois homens acabaram autuados.
O candidato que saiu da sala por estar nervoso quando o equipamento deu pane, disse a polícia que não tem o ensino fundamental completo, por isso, diante da pouca instrução tem dificuldade para ler e escrever, mesmo assim há quase um ano tenta tirar a habilitação. Já o recrutador, que mora em Natal, durante todo depoimento permaneceu em silêncio. Ele pagou uma fiança de R$ 450,00 e foi liberado.
Com a descoberta desse grupo será possível saber há quanto tempo essas pessoas agiam no local e/ou se tem parceiros em outros municípios.
*Com informações do repórter Ranilson Oliveira, TV Ponta Negra
