Saúde

Câncer de Mama: RN é o estado com melhor desempenho do diagnóstico ao início do tratamento

Foto: Sociedade Brasileira de Mastologia

O Rio Grande do Norte é o estado com melhor desempenho no tempo médio entre recebimento do diagnóstico e início do tratamento do câncer de mama: 120 dias. O dado está no Panorama da Atenção ao Câncer de Mama no Sistema Único de Saúde, realizado pelo Instituto Avon e Observatório de Oncologia.

Apesar de ser o estado em que as mulheres aguardam menos tempo para receber o diagnóstico em uma consulta com o especialista e iniciar o tratamento, os dados do RN sobre câncer de mama ainda preocupam, especialmente, no quesito realização de mamografias. A variação negativa neste tipo de exame caiu, significativamente, no Sistema Único de Saúde (SUS), nos anos 2020 e 2021, em relação ao ano de 2019. No primeiro ano da pandemia a queda nas mamografias foi mais acentuada e chegou a 35%, já no ano passado o índice foi 8% negativo se comparado a 2019.

A secretária adjunta da Secretaria de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho, admite que o estado ainda tem dificuldades no acesso à mamografias. “Temos trabalhado dia a dia para melhorar esse acesso à mamografia em todo o estado. E nos próximos dias teremos ótimas notícias para as mulheres do Rio Grande do Norte”, disse a secretária sem adiantar quais seriam essas notícias.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa para este ano é que o RN registre cerca de 1.130 novos casos de câncer de mama, com uma taxa bruta de 61,85 casos para cada 100 mil mulheres. A Lei n.º 13.896/2019, Lei dos 30 dias, determina que, caso haja uma suspeita de câncer, os exames para confirmar o diagnóstico devem ser realizados em até 30 dias. 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Os dados negativos relativos às mamografias podem estar diretamente relacionados com o período da pandemia em que milhares de pessoas deixaram de fazer os exames periódicos por receio de sair de casa, ir aos hospitais e contrair Covid-19. A queda nos exames não foi sentida somente no estado potiguar, mas em praticamente todo o país.

Brasil

No Brasil, cerca de 40% de mamografias deixaram de ser feitas no público-alvo em 2020 se comparado com 2019. Já em 2021 esse dado caiu 18%. Vale ressaltar que o cálculo da cobertura do referido exame foi realizado com mulheres dos 50 a 69 anos que realizaram mamografia de rastreamento, nos últimos dois anos, em determinado local e período, dividido pela média do número de mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos.

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

 

 

 

 

Anúncio. Rolar para continuar lendo.

Notícias relacionadas

Cultura

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto (FJA), realiza o Festival Dia do Repentista, celebrando a tradição da...

Cidades

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), por meio do 3º Grupamento de Bombeiros, em Mossoró, atendeu oito ocorrências de...

Polícia

Policiais civis da 27ª Delegacia de Polícia (DP) de Monte Alegre prenderam nesta quinta-feira (11) um homem de 42 anos, suspeito de cometer estupro...

Polícia

A apreensão de mercadorias irregulares no Rio Grande do Norte movimentou a economia estadual nesta semana. Uma ação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF)...

Copyright © 2025 TV Ponta Negra.
Desenvolvido por Pixel Project.

Sair da versão mobile