A Coreia do Norte realizou, na madrugada desta sexta-feira (28), um novo teste balístico com mísseis de curto alcance. A atividade foi informada por militares da Coreia do Sul, que detectaram dois lançamentos procedentes da área de Tongcheon, na província de Gangwon, costa leste do Norte.
“Nossos militares estão mantendo uma postura de prontidão total”, disse o Estado-Maior Conjunto do Sul (JCS). Segundo o grupo, as tropas estão intensificando o monitoramento e a segurança do país em apoio com os Estados Unidos.
O novo lançamento de Pyongyang acontece apenas quatro dias depois de os países trocarem tiros de advertência na fronteira marítima. Militares de Seul disseram que dispararam contra um navio mercante norte-coreano que cruzou a Linha de Limite Norte e que, 90 minutos depois, a tripulação respondeu com o lançamento de 10 projéteis.
O aumento de testes balísticos pela Coreia do Norte está intensificando a tensão internacional, sobretudo em meio à ameaça de um teste nuclear. Na quarta-feira (26), representantes dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão afirmaram que, caso armas nucleares sejam utilizadas, Pyongyang receberia uma resposta “sem precedentes”.
Fonte: SBT NEWS