Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil com 50,83% dos votos válidos nas Eleições 2022. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decretou está matematicamente definida a vitória do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), com 98,91% das urnas apuradas no país, o que representa uma diferença de 1,9 milhão de votos entre os dois candidatos.
Aos 77 anos, Lula venceu o presidente Jair Bolsonaro que concorria à reeleição pelo Partido Liberal (PL). Com a derrota Bolsonaro se torna o primeiro presidente a não se reeleger desde que foi implantada a reeleição no país. Essa foi a sexta participação de Lula em campanhas presidenciais.
O candidato Lula teve como propostas de governo na Eleição 2022: minimizar o número de famílias que passam fome no país, promover acesso à moradia e fortalecer a educação.
Lula
Ainda criança, Lula viajou com a família de Pernambuco para São Paulo onde ainda jovem começou a trabalhar como metalúrgico. No período da Ditadura Militar, Lula teve uma grande participação no sindicato dos operários do ABC Paulista e participou da fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) o que contribuiu para o início de sua vida política. Lula assumiu a Presidência do Brasil em 1º de janeiro de 2003 e depois em 1º de janeiro de 2011.
Os marcos dos dois governos de Lula foram os programas sociais como o Bolsa Família e Fome Zero. Durante os oito anos, as transformações sociais no país minimizaram índices de pobreza, desemprego, analfabetismo e mortalidade infantil, por exemplo.